Notícias

Vermelho e Branco arrasta multidão

Bloco homenageou a Colônia Z-10 que completa centenário em 2020


28/02/2020 - Edição 1978

Milhares de foliões acompanham o desfile do gigante da Z-10 no domingo de carnaval // Fotos: André Oliveira
Milhares de foliões acompanham o desfile do gigante da Z-10 no domingo de carnaval // Fotos: André Oliveira

Como de costume, o Bloco Carnavalesco Vermelho e Branco arrastou uma multidão de foliões durante desfile pelas ruas do Zumbi e Ribeira, na manhã de domingo (23). O bloco homenageou a Colônia Z-10, região onde o bloco foi fundado em 2005, e que comemora o centenário em 2020. O bom tempo ajudou e o clima de alegria prevaleceu durante todo desfile ao som de samba-enredos, marchinhas de carnaval e uma bateria afiada.

A concentração começou logo nas primeiras horas da manhã de domingo na Praça São Pedro, dentro da Colônia. Por volta de 10h15, uma queima de fogos anunciou o início do décimo quinto desfile do Vermelho e Branco. O bloco atravessou a ponte da Z-10 onde centenas de foliões já aguardavam. O primeiro contato com a multidão contou com a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelo Alves e Silvia Sampaio, e pelas rainhas Grazi Dantas e Andreza Oliveira.

— A sensação ao sair da Ponte da Z-10 e encarar a multidão que está nos aguardando para curtir o carnaval é algo indescritível. A folia sempre nos traz energias positivas e muita diversão, afinal ensaiamos muito para que este momento seja sempre perfeito. Tenho orgulho enorme em fazer parte desta família e estar à frente da bateria nestes 16 anos — conta a rainha Grazi.

Uma das rainhas de bateria do bloco, Grazi Dantas

O bloco seguiu pela Estrada do Rio-Jequiá e Rua Maldonado em direção a Praça da Ribeira, onde foi registrada a maior concentração de foliões do desfile. A bateria e o carro de som fizeram uma pausa de cinco minutos para hidratação e voltaram para batucar direto até às 15h, já na entrada da Colônia. Este foi o primeiro desfile do bloco sob a gestão do presidente Júlio Sérgio.

— Fizemos um grande desfile e novamente honramos com a tradição do bloco. Recebemos uma ajuda muito importante do Ito Melodia e da empresa Domma, fato que tornou o desfile possível. A previsão de chuva nos preocupou, mas na hora deu tudo certo, São Pedro ajudou e o clima ficou ótimo. Com certeza as famílias insulanas presentes curtiram a folia em clima de paz e harmonia — conta Júlio.