Notícias

Vereadora Tânia Bastos pede criação de CAE para o Autismo


17/10/2024 - Edição 2220

Acompanhada da família representante e coordenadora do Grupo de Pais Compartilha, Bárbara e Bruno Almeida além do filho João, a vereadora Tânia Bastos (Republicanos) esteve nesta semana na Secretaria Municipal de Saúde, para um encontro com o secretário Daniel Soranz. 

Durante a reunião, realizado na tarde de terça-feira, dia 15, no gabinete do secretário, eles entregaram à Soranz pedido para criação do Centro Especializado de Atendimento para o Autismo, na Ilha do Governador. 

A vereadora, que é madrinha da Causa Autista e autora de quase 20 leis, incluindo a Lei do Lacinho, detalhou a Soranz como poderá ser o centro cujas instalações seriam na Ilha do Governador.  

— A ideia é termos um local capaz de oferecer um atendimento multidisciplinar, com consultas e terapias, para garantir o acesso aos tratamentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA. Inclusive, estamos criando uma Comissão Especial para pessoas com autismo na Câmara Municipal, para acompanharmos de perto as políticas públicas para as famílias. 

Para Bruno, do Compartilha, a sensibilidade e apoio do secretário de Saúde Daniel Soranz é fundamental para a causa considerando que ele já conhece as necessidades e as dificuldades ainda enfrentadas pelos autistas e sabe como resolver.   

— O secretário deve aproveitar a ideia do Centro Especializado de Atendimento para o Autista. Ele sempre foi um grande parceiro da causa. O João ainda era um menino quando o Soranz já nos atendia. Foi ele quem colocou em prática a Cartilha do Autismo, uma lei de 2012 da vereadora Tânia Bastos, que tanto auxiliou no diagnóstico do nosso filho — comentou Bruno. 

O Grupo Compartilha realiza no mês de abril de cada ano, a Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Praia da Bica. O evento conta com o apoio da vereadora Tânia Bastos e reúne milhares de pessoas, tendo como objetivo chamar a atenção da comunidade e autoridades para a causa das pessoas com TEA.