Notícias

Vacinação já reduziu mortes de idosos

Pessoas com 75 anos ou mais devem ir aos postos para serem vacinadas até sábado


19/03/2021 - Edição 2033

O secretário de Saúde Daniel Soranz afirma que prioridade é para segunda dose
O secretário de Saúde Daniel Soranz afirma que prioridade é para segunda dose

Após mais uma semana de medidas restritivas, cujo objetivo é conter o avanço do novo coronavírus, o prefeito Eduardo Paes disse que existe uma grande possibilidade de aumentar as medidas restritivas em toda cidade, expandindo para um lockdown completo. Ele irá se reunir na segunda-feira (22) com o Comitê Científico da prefeitura para definir os próximos passos e uma das medidas alternativas seria a antecipação dos feriados de abril como uma maneira de diminuir a transmissão do vírus.

— Na quarta-feira (17) perdemos cerca de 3 mil vidas por conta deste vírus no Brasil. Continuaremos muito atentos. Podemos trazer, sim, mais restrições. Vou analisar os números desta semana e debater internamente com minha equipe científica possíveis novas restrições — afirma Paes.

Enquanto isso, na Ilha, os principais hospitais, como o Ilha do Governador e o Procor, apresentam boas condições para o atendimento a possíveis pacientes com a Covid-19. Há vagas para internações em leitos de enfermaria e UTI. O Hospital Evandro Freire, que é regulado pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), tem uma demanda maior que os outros hospitais da região por receber pacientes de diversas localidades da cidade não necessariamente da Ilha. O insulano Aluísio Teixeira, morador do Jardim Guanabara, esteve internado por três dias no Hospital São Bento, no Zumbi, com 20% do pulmão comprometido devido a Covid-19.

Maria de Lourdes foi imunizada na Clínica Wilma Costa

— Fui bem assistido e havia vagas para internação nos leitos específicos do coronavírus. De qualquer modo, todo cuidado é pouco. O vírus está em circulação na nossa região, exemplo claro é que trabalho na região, dificilmente saio e mesmo assim contraí o vírus — esclarece.

Sobre o calendário de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que a prioridade de imunização contra a Covid-19 é aplicar a segunda dose em idosos que se vacinaram durante a primeira etapa. No entanto, a repescagem da primeira dose continua atendendo idosos acima de 76 anos que ainda não foram vacinados. Os efeitos da imunização já podem ser vistos na cidade. O município registrou de janeiro para fevereiro uma queda de 34% nas mortes por covid-19 de idosos com 90 anos ou mais, além disso, houve uma redução de 30% nas internações. Segundo o secretário, isto já é um efeito da vacinação.

Quanto a primeira dose, a prefeitura retomou na quinta-feira (18), a aplicação em idosos com 75 anos. A novidade é que a partir de agora, homens e mulheres serão atendidos em dias intercalados por faixa etária. “Com datas separadas para homens e mulheres, distribuímos melhor as pessoas em dois dias. Até sábado todas as pessoas com 75 anos ou mais estarão imunizados”, afirma Soranz.