Notícias

Vacinação da Covid-19 começa na Ilha

Profissionais de saúde e idosos em abrigos já estão sendo imunizados


22/01/2021 - Edição 2025

Profissionais da Clínica da Família Maria Sebastiana, da Praia da Rosa, celebram a imunização de todos
Profissionais da Clínica da Família Maria Sebastiana, da Praia da Rosa, celebram a imunização de todos

A vacinação contra a Covid-19 tornou-se uma realidade na Ilha do Governador. Na quarta, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, sete unidades de saúde primária da região começaram a imunizar seus profissionais que atendem diretamente pacientes com Covid-19. Os moradores da Casa do Índio, localizada na Ribeira, instituição que abriga indígenas com deficiência, também receberam a primeira dose da CoronaVac, de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

Nesta primeira fase, que vai até 23 de janeiro, apenas grupos específicos da população poderão ser imunizados, como é o caso dos profissionais de saúde, deficientes e idosos em asilos ou abrigos, além de indígenas e quilombolas. Na região, as Clínicas da Família Assis Valente, no Galeão, a Maria Sebastiana de Oliveira, na Praia da Rosa, a Wilma Costa, no Cocotá e os Centros Municipais de Saúde Necker Pinto, no Zumbi, Newton Alves, no Cacuia, Madre Tereza de Calcutá, nos Bancários são os pontos que receberam a vacinação desta primeira fase.

A orientação da prefeitura é que as pessoas que não se enquadram nas classificações da primeira fase, fiquem em casa e esperem o momento certo para procurar o posto de saúde. “As etapas vão começar conforme as vacinas vão chegando. Nessa etapa ninguém deve procurar o posto de saúde. Idosos que estão em abrigo serão vacinados no abrigo e profissionais de Saúde vão ser vacinados onde trabalham. Nessa fase, as pessoas não devem ir ao posto de saúde”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Os profissionais de saúde da Clínica da Família Maria Sebastiana comemoraram a chegada da vacina. No momento da imunização, muitos se emocionaram e relembraram as dificuldades para eles que estão na linha de frente do combate ao vírus. A enfermeira Emanuele Azambuja, que trabalha na clínica, não conteve e chorou no momento da imunização.

Enfermeira Emanuele toma a primeira dose da vacina

— Fui responsável pela sala de imunização por cincos anos e estava esperando há cerca de um ano por este momento. Como tenho orgulho do SUS e de poder fazer parte dessa história sendo protagonista deste momento. Chorei de emoção, de alívio. Eu sempre acreditei que esse momento chegaria. Agora a minha felicidade é poder vacinar meus idosos amados quando chegar a hora certa — conta.

Embora a vacina tenha chegado, é preciso atenção neste momento e não relaxar nas medidas de proteção a Covid-19, que é o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel. A Ilha atingiu 4.930 casos da doença e 157 novos casos foram detectados esta semana. O número de óbitos por coronavírus chegou a 470 pessoas na região.