06/06/2025 - Edição 2253
Visando formar uma nova geração de ritmistas, o Bloco Carnavalesco Unidos da Ribeira criou a Escolinha de Bateria Swing da Ribeira, um projeto aberto à comunidade que promete ensinar os fundamentos da percussão e fortalecer a cultura do carnaval de rua em um dos blocos mais tradicionais da região.
O projeto idealizado pelo Mestre Caio, que comanda a bateria do bloco, foi inaugurado de forma experimental no início deste ano, com objetivo de preparar para o desfile realizado em fevereiro. Mesmo com pouco tempo, o resultado foi positivo e Mestre Caio decidiu oficializar a escolinha.
— Fizemos a escolinha um pouco na correria! Tínhamos pouco menos de um mês para o desfile e eu queria renovar a bateria. Então tivemos somente duas aulas de início. E mesmo assim, conseguimos fazer bonito! — conta Caio, completando em seguida — Agora, firmamos de vez o projeto já pensando no carnaval de 2026. Então teremos tempo para trabalhar com calma e deixar todo mundo bem afiado!
Com encontros semanais sempre às segundas-feiras, às 19h, na Praça da Ribeira, a escolinha visa ensinar os principais instrumentos de uma bateria de escola de samba, como surdo de primeira, segunda e terceira, repique, caixa e tamborim. A iniciativa é totalmente gratuita e voltada para todos os públicos, inclusive iniciantes. Não é necessário ter experiência prévia, apenas vontade de aprender.
As aulas são divididas por instrumento e por nível de conhecimento. Os instrutores fazem um acompanhamento detalhado para que cada aluno consiga se desenvolver. Tudo dentro do seu ritmo.
— É uma troca de experiências muito bacana, porque além de os alunos aprenderem com professores experientes, eles estão em contato com outros alunos que também já têm experiência e que sempre ajudam. Tudo isso colabora no desenvolvimento e permite que a gente consiga manter viva a bateria da Unidos da Ribeira — explica Caio.
Para participar, basta comparecer aos ensaios na Praça Iaiá Garcia, na Ribeira, às segundas-feiras, às 19h. Outras informações, basta entrar em contato através do Instagram @swingdaribeira.