União da Ilha

União será 4ª escola a desfilar no sábado

Escola vai apresentar alegorias impactantes


09/02/2024 - Edição 2184

Tudo pronto para o desfile da União da Ilha que acontece neste sábado (10), às 23 horas. A escola levará para a Avenida cerca de 2 mil componentes, um elemento cenográfico na comissão de frente, três alegorias e um tripé. O enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo” é inspirado livremente no livro “Amoras” do rapper Emicida. Para isso, a agremiação decidiu apostar em dois temas que a comunidade insulana sempre pede: crianças a africaniedade.  

O projeto do desfile é considerado ousado e grande diante da crise provocada pela subvenção enxuta e a demora da liberação da verba. O público pode esperar um carnaval de alegorias grandes e impactantes. Inclusive, um dos carros deve chegar a 15 metros de altura no ponto mais alto de sua escultura principal.  

A escola inicia seu desfile com um “Céu de África” com Doum, ou seja, a agremiação se debruça na ancestralidade dele para abrir o desfile. Depois apresenta a Amora o enredo através de todo o universo da pequena menina. No meio do desfile, Doum e Amora se encontram e começam a se apresentar um para o outro. Um entendendo a vida do outro e finaliza o desfile com Amora e Doum se encontrando com homens e mulheres pretas.

A expectativa do presidente Ney Filardi é que a escola faça um grande desfile e conquiste o tão sonhado título. “Tenho certeza que faremos um belo desfile e que não haja nenhum tipo de incidente. E que, no final do desfile, todos que participaram desse projeto saiam alegres e felizes com o que foi apresentado” contou Ney. 

Já o carnavalesco Cahê Rodrigues ressaltou o carinho pelo enredo e, principalmente, o projeto que está sendo desenvolvido com muito amor e dedicação de todos que estão envolvidos.

— Eu sou muito apaixonado nesse enredo e pelos momentos que a gente vai apresentar. A abertura da Ilha esse ano vai ser mágica. A nossa frente é muito bonita. É muito significativo esse céu de África trazendo a imagem do Doum. A escola toda está muito bacana, mas eu acho que um outro ponto que vai ser muito bonitinho é o tripé, que vem logo depois do carro Abre-alas, que traz Amora, que é apresentada dentro desse contexto da ciranda dos orixás, com as ferramentas dos orixás, como se a gente estivesse materializando a logo do enredo no desfile — aposta o carnavalesco.