União da Ilha

União pronta para a baderna na Sapucaí


Por Lucas Dellatorres

28/02/2025 - Edição 2239

Depois de uma longa espera, a União da Ilha vai cruzar a avenida em busca do tão sonhado título da Série Ouro. Para isso, a escola aposta em um desfile colorido e grandioso no amanhecer da Marquês de Sapucaí. Sendo a oitava agremiação a pisar na avenida, a escola vai contar a história de Marietta Baderna, uma bailarina italiana apaixonada pelo Rio de Janeiro que se uniu ao povo com seus ideais liberalistas em defesa aos mais oprimidos.  

Assim, a escola vai abordar a Baderna, palavra que ganhou o dicionário brasileiro através da homenageada. Para isso, o desfile ressignificará a palavra como sinônimo de alegria, comunhão e a libertinagem dos bares e esquinas através dos encontros calorosos promovidos até hoje pelas esquinas e vielas dos verdadeiros cariocas.  

Para contar essa história, o carnavalesco dividiu o desfile em quatro setores. O primeiro, a “Ilha encantada”, mostrará o momento em que a bailarina desembarca no Rio de Janeiro ainda primitivo. Nesse setor será abordada uma visão nativista da operística das ruas cariocas, que encantou o olhar da pequena Maria ao desembarcar na cantoria de um povo bravio que formou a sociedade da Cidade Maravilhosa. 

Já o segundo setor, “Febre dançante”, representará o momento em que a companhia Lírica sofre com a falta de apoio e de salários atrasados por parte do Governo Imperial e, então, Baderna ao dançar Lundu para elite pernambucana, eterniza o aprendizado nas ruas cariocas e sucumbe a voz da elite, ao elevar o sentimento libertário dos passos do povo preto aos palcos.  

“República dos Badernistas”, encerra o desfile com o sentimento que levita até hoje sob a alma dos cidadãos cariocas. A mensagem que será passada é “O espírito de Marietta Baderna reside em nossos corações e nosso coração de cada baderneiro carioca, de cada baderneiro insulano”.  

A expectativa do carnavalesco, Marcus Ferreira, é de um grande desfile para conquistar o título da Série Ouro.  

— A gente tem pensado o carnaval da Ilha no conjunto, em defender os quesitos. A está com uma plástica acertada, uma boa colorimetria, tantas ideias finalizadas com toda dignidade, a iluminação acertada. Um carnaval gigante como a Ilha do Governador merece — afirmou. 

Família Baderna - A família de Marietta Baderna, já está em solo carioca. Vindos de Curitiba, o grupo está sendo liderado por Paula Giannini, autora do livro " Baderna", que serviu de inspiração para o enredo do carnavalesco. São 23 parentes, entre eles: tetranetas, penta netos, heptanetas que estarão divididos no desfile em alegorias e alas da agremiação.