União da Ilha

União é injustiçada e fica em 3º lugar

Escola ganhou diversos prêmios da crítica especializada


Por Lucas Dellatorres

29/04/2022 - Edição 2091

A animação das alas e a beleza dos carros alegóricos foram pontos fortes do desfile
A animação das alas e a beleza dos carros alegóricos foram pontos fortes do desfile

No dia 20 de abril, em um carnaval atípico, fora de época, a União da Ilha entrou com o pé direito na Marquês de Sapucaí com fantasias e alegorias luxuosas. A escola levou para a avenida uma história de fé, de devoção a Nossa Senhora Aparecida. Na comissão de frente, a atriz Cacau Protásio foi o grande destaque interpretando Nossa Senhora, de quem é devota. Além da representação de Oxum, que é associada à santa no sincretismo religioso, e os escravos na figura de Zacarias, personagem principal do enredo. A escola foi a única da primeira noite de desfiles da Série Ouro que provocou uma explosão nas arquibancadas, que cantou o samba com o intérprete Ito Melodia. 

Este ano, a baterilha comandada pelos mestres Keko e Marcelo criaram bossas perfeitas com direito a um sino de verdade que, em demonstração de fé, representaram o toque da Basílica de Aparecida, em São Paulo. Ele era tocado durante as paradinhas que, sob silêncio dos instrumentos e com o canto à capela, o sino que marca o samba, ecoava e pulsava em todos os componentes e público. 

A rainha de bateria, Juliana Souza, também caprichou na fantasia. A roupa desenhada pelo carnavalesco Cahê Rodrigues foi trabalhada em metal dourado, com mais de 100 mil cristais e 1.110 penas de faisão, e durou cerca de dois meses para ser confeccionada. 

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Flôres e Danielle Nascimento, também foram destaques no desfile. Com uma roupa belíssima no padrão de agremiação do Grupo Especial, eles mostraram qualidade no bailado e conquistaram os 40 pontos. Nota máxima no quesito.  

Outros dois quesitos que foram avaliados com a nota máxima foram: Harmonia e Evolução. Ambos são de responsabilidade do departamento de Harmonia da escola que, para este último carnaval, a União optou por formar uma equipe com quatro pessoas da casa. Lucas Martins, Nancy Martins, Marcelo Marques e Vinicius Nogueira. Eles mostraram um grande trabalho técnico e de resgate da comunidade. 

A escola ganhou dezenas de prêmios da imprensa especializada, concretizando que fez um grande desfile. Infelizmente o resultado não foi o esperado, mas a diretoria acredita que o trabalho foi realizado da melhor forma possível.