União da Ilha

União da Ilha vai produzir energia limpa

São 744 placas fotovoltaicas instaladas no telhado da quadra


Por Lucas Dellatorres

20/08/2021 - Edição 2055

Visão aérea do novo sistema de energia solar sustentável da agremiação
Visão aérea do novo sistema de energia solar sustentável da agremiação

A União da Ilha de forma pioneira anunciou na última semana que instalou placas fotovoltaicas em todo telhado da quadra com o objetivo de gerar energia através da luz solar. De acordo com a diretoria, é um grande passo visando o uso de energia mais sustentável nas instalações da sede que trará diversos benefícios não só para a agremiação, mas também para o meio ambiente. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa BR Energia Limpa.  

A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos. 

No terraço da agremiação foram instalados 774 módulos de 430W com um sistema de 332,82 KWP de potência gerando 34.830 KWH/Mês e a estimativa é de 405.652 KWH/Ano.  

O novo sistema traz diversas vantagens, e entre elas está o fato de ser uma fonte de energia renovável, não poluir, além de ter vida útil de aproximadamente 25 anos. Economicamente vai reduzir a conta de luz em 90%, trazendo o retorno do investimento em cinco anos e a necessidade de manutenção é mínima. 

Segundo o presidente Ney Filardi, o projeto é audacioso e visa garantir um desenvolvimento econômico sustentável no futuro e até mesmo trazer benefícios econômicos.  

— Firmamos essa parceria com a BR Energia para beneficiar ainda mais a nossa escola. Temos uma quadra muito bem estruturada e nada mais justo que alavancar sua funcionalidade de forma limpa e sustentável — contou Ney.