União da Ilha

União comemora 69 anos de fundação

Escola nasceu em 1953 no Cacuia e participou do primeiro desfile em 1960


Por Lucas Dellatorres

04/03/2022 - Edição 2083

A ala das passistas é sempre um show à parte
A ala das passistas é sempre um show à parte

Nesta segunda-feira, a União da Ilha completa 69 anos de fundação. Para comemorar a data, a escola realizará uma missa às 19h, na Paróquia São José Operário, localizada na Rua Gregório de Castro Morais, 1058, no Jardim Guanabara. A escola da Ilha do Governador foi inspirada no time de futebol amador do Cacuia, União Futebol Clube, formado para disputar o antigo campeonato de escolas de samba da região. Criada em 1953, ela começou a disputar o Carnaval principal da cidade em 1960.  

Nomes como o lendário intérprete Aroldo Melodia e a carnavalesca Maria Augusta foram decisivos para firmar a marca da agremiação como uma das mais tradicionais da folia, com seu estilo colorido e comunicativo, e seus sambas inesquecíveis, a exemplo de “Domingo”, “O Amanhã” e “É Hoje”. O enredo de 2022, “O Vendedor de Orações”, é uma narrativa simbólica sobre a fé e a união a partir da história do escravo Zacarias, libertado de seus grilhões por um milagre de Nossa Senhora Aparecida. 

Os Ensaios-show estão de volta - No dia 12 de março, a partir das 22h, a União da Ilha promove o seu ensaio-show, na quadra. Além da baterilha dos mestres Keko Araújo e Marcelo Santos e da rainha Juliana Souza, o show contará com os sambas antológicos da escola na voz do intérprete oficial Ito Melodia e carro de som. Haverá também a apresentação da velha guarda, baianas, demais segmentos e show das passistas. A entrada será 1kg de alimento não-perecível para as vítimas da tragédia na cidade de Petrópolis. A sua solidariedade é muito importante neste momento.