União da Ilha

União brilha na Sapucaí e fica em 4º

Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia e Samba-Enredo obtêm nota máxima


Por Lucas Dellatorres

07/03/2025 - Edição 2240

Após a apuração das notas da Série Ouro no final da tarde da quinta-feira (06), a União da Ilha ficou em quarto lugar. A escola perdeu pontos importantes nos quesitos: casal de mestre-sala e porta-bandeira e fantasias. A agremiação chegou a liderar por mais da metade da apuração, mas foi ultrapassada.  

Com o maior projeto realizado na Série Ouro desde 2022, a União fez um desfile muito colorido, mas foi afetado por ter entrado na Marquês de Sapucaí já com o dia claro e sol forte. Para o presidente Ney Filardi, o resultado poderia ser diferente, mas aceitou as notas e garantiu que vai acertar erros para 2026.  

—Queríamos levar o título, mas não conseguimos. Agora vamos trabalhar bastante para mudar algumas coisas e tentar, no próximo ano, votar ao Grupo Especial - contou Ney.  

O enredo da União da Ilha do Governador para o Carnaval foi "BA-DER-NA! Maria do Povo”. O enredo que conquistou a nota máxima foi inspirado na história da bailarina italiana Marietta Baderna, que se destacou no Rio de Janeiro Imperial no século 19. A escola exaltou a arte e a resistência da bailarina, que conquistou o público com sua dança ousada e inovadora.  

O carnavalesco Marcus Ferreira foi o responsável por transformar a história em um desfile vibrante e cheio de energia. A escola apostou em um espetáculo envolvente com uma viagem ao passado para emocionar o público e conquistar os jurados.  

O grande destaque da escola foi o desempenho nos quesitos samba-enredo, bateria, harmonia, alegorias e adereços, comissão de frente e enredo, onde a Ilha conseguiu a pontuação máxima, demonstrando um conjunto coeso e bem executado. O samba, um dos mais elogiados da temporada, foi conduzido com maestria por Tem-Tem Jr., que teve forte apoio do canto da comunidade, embalado pelo trabalho preciso da "Baterilha" de Marcelo Santos, que também obteve nota máxima e impressionou com bossas criativas, como também os instrumentos de fanfarra (pratos e liras), que fizeram um enorme sucesso.