Gente da Ilha

Um antigo, bom e respeitado farmacêutico

Seu Ary é uma figura marcante de gerações passadas


Por André Oliveira

23/07/2021 - Edição 2051

Hoje aposentado, Seu Ary vive feliz da vida no Condomínio Santos Dumont
Hoje aposentado, Seu Ary vive feliz da vida no Condomínio Santos Dumont

Se você é um insulano das antigas com certeza conhece, ou já ouviu falar, de Ary Estarneque, o Seu Ary. Ele tem 83 anos, e é um insulano que trabalhou durante 47 anos em diversas farmácias da região. Experiente, durante a carreira, aplicou centenas de injeções e sugeriu remédios, fato que era bem comum nos anos 70/80.  

Nascido em Rio Bonito, Ary, ele chegou à Ilha pelo convite do seu irmão, que trabalhava na Shell, e rapidamente conseguiu trabalho na Farmácia Guarabu.  

— A Ilha antigamente era muito boa, não tinha muito barulho, muitas coisas mudaram, mas ainda acho que é disparada a melhor região da cidade. Lembro do início da minha trajetória nas farmácias da Ilha e não posso esquecer de citar diversos médicos insulanos conhecidos que trabalharam comigo, como Luiz Spada Chometon, Paulo Rio e o doutor Moretti. Tem também o doutor Jefferson Barbosa, que ajudou a salvar a vida da minha ex-esposa e prometi que daria o nome de um filho meu em sua homenagem. Eu amava o que ele fazia — conta  

A competência profissional dele era grande, e as farmácias da região disputavam para ter o Seu Ary como funcionário, já que muitos pacientes o procuravam, aonde ele estivesse, para se medicarem. Ele trabalhou por sete anos na Farmácia Guarabu, em seguida foi para Farmácia Modelo, na Rua Combu, trabalhou na Farmácia Linda Márcia, em frente ao Supermercado Mundial, onde hoje é a Drogaria Cristal, passou pela Farmácia do Seu Ramón, Farmácia do Toninho em frente ao Colégio Olavo Bilac, Farmácia Galeão, Farmácia Novo Mundo, na Freguesia, entre tantas outras, até se aposentar em 2013 após um AVC. 

— Eu aplicava mais de dez injeções por dia, já que antigamente era comum os médicos optarem por remédios na veia. Aqui na Ilha, lembro bem quando aplicava constantemente injeção na casa da cantora Elza Soares, na Rua Domingos Segreto, no Moneró. O Mané Garrincha, craque da seleção brasileira de futebol e do Botafogo, fazia questão de me buscar para fazer a aplicação. Eu era amigo íntimo da família. Garrincha adorava me chamar para tomar uísque na Churrascaria São Borja e na Gruta da Ilha. Também apliquei injeções na Dona Jurema, esposa do jogador Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Gama. Enfim, tenho muita história, graças a Deus, para contar.  

Casado com dona Nelva, ele morou 30 anos na Rua Catugi, no Morro do Dendê e agora está há 20 anos morando no Condomínio Santos Dumont, na Portuguesa. Aos 83 anos, Ari mantem uma vida ativa e torce pelo Fluminense. Tem dois filhos, o Jefferson, 60 e o Francisco, 62, além de uma filha de criação, a Elizangela, 33, além de cinco netos.  

A trajetória de Seu Ary revela um pai de família sério, com uma curiosa trajetória profissional na área de atendimento no ramo de farmácias, onde conquistou o respeito e admiração dos insulanos durante décadas. Figura marcante de gerações passadas, tempos quando muitas pessoas escutavam orientações nas farmácias, ele sempre agiu com seriedade e por isso, tornou-se um cidadão confiável em suas recomendações. Ary Luiz Estarneque é Gente da Ilha.