Notícias

Tribo Cacuia faz tributo ao Cacique de Ramos

Bloco insulano desfilou na Estrada do Cacuia com enredo homenageando seu padrinho


16/02/2024 - Edição 2185

A Estrada do Cacuia foi palco do desfile da Tribo Cacuia na terça, dia 13. Milhares de insulanos se reuniram para participar do bloco, que é um dos mais importantes da região e que se propõe a manter viva e pulsante a tradição do carnaval do Cacuia, berço do samba insulano. 

Com milhares de foliões nas ruas, o bloco prestou uma homenagem ao Cacique de Ramos, bloco centenário do Rio de Janeiro que foi inspiração para a criação da Tribo Cacuia e também é padrinho do bloco insulano. E assim, a Tribo promoveu um desfile destacando a relação entre dois blocos históricos. 

— Esse enredo a gente já tinha engatilhado desde 2020, mas não conseguimos lançá-lo por conta da pandemia da Covid-19. Em 2023, ainda tínhamos uma incerteza quanto à volta do carnaval e por isso resolvemos segurar mais um ano. Agora não teve como deixar passar a homenagem aos nossos padrinhos — explica Luizinho Taufie, presidente da Tribo Cacuia. 

Sob o comando dos mestres Erick Ribeiro e Neném e dos intérpretes Nélio Marins, Mangueira e Macalé, a bateria e o carro de som embalaram o público com grandes sucessos não só do carnaval insulano, mas também do Cacique de Ramos. Outro destaque do desfile foi o Tripé carregando o rosto do Índio Guerreiro, o símbolo da Tribo Cacuia, e do Cacique de Ramos em meio a uma árvore tamarindeira sob a luz do luar. 

— Esse ano a bateria foi um dos nossos pontos mais altos. Levamos 130 componentes para o desfile e eles fizeram uma apresentação de alto nível e que foi muito elogiada por todos — conta Luizinho. 

Rosana Oliveira, de 54 anos, é frequentadora do bloco e conta que a sua preferência pela Tribo Cacuia se deve ao resgate que o bloco faz ao carnaval de rua antigo na Ilha. 

— Com todo o respeito aos outros blocos, que são muito bons, mas a Tribo é diferente dos outros. Aqui é um bloco que remete à época mais antiga, quando o carnaval no Cacuia era bem animado. Gosto muito da Tribo e todo ano faço questão de vir — conta Rosana. 

O desfile da Tribo Cacuia iniciou às 18h e seguiu o trajeto do Relógio do Cacuia até a Rua Combu, encerrando às 21h.