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Três empresas estão interessadas no novo trajeto de barcas

Será realizando um leilão para definir a concessão da nova linha de transporte aquaviário


22/11/2024 - Edição 2225

Os insulanos ganharão uma nova alternativa de transporte aquaviário, que poderá ser um grande escape diante dos congestionamentos na Linha Vermelha e Avenida Brasil para chegar ao Centro da cidade e a Zona Sul. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que realizará, no dia 5 de dezembro, o leilão da concessão para um serviço de transporte aquaviário que conectará os dois aeroportos da cidade: o Galeão e o Santos Dumont. De acordo com a própria prefeitura, três empresas já demonstraram interesse em atuar na concessão desta linha.  

O trajeto, com 15,7 quilômetros de extensão, será feito pela Baía de Guanabara, ligando a Ilha do Governador ao Centro do Rio. A expectativa é que o percurso seja realizado em cerca de 35 minutos, o que vai oferecer mais rapidez e comodidade em comparação ao trajeto terrestre, que frequentemente sofre com retenções. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), o projeto contará com sete embarcações elétricas, cada uma com capacidade para transportar entre 60 e 100 passageiros. As barcas operarão diariamente, das 6h às 23h. A tarifa máxima estipulada é de R$ 20. 

O terminal no Centro será instalado na Marina da Glória, ao lado do Santos Dumont, enquanto a estação na Ilha ficará localizada na Praia do Galeão, em frente à Universidade Estácio de Sá, no Aldeya Park. Para quem utilizar o serviço em direção ao Aeroporto do Galeão, haverá ônibus elétricos para completar o deslocamento até os terminais do aeroporto. 

A estimativa da prefeitura é que cerca de 3,5 mil pessoas utilizem o serviço diariamente. Para os insulanos, essa é uma alternativa eficiente tanto para o acesso ao Centro quanto para regressar à região, especialmente em horários de pico, quando o trânsito nas principais vias costuma ser intenso. 

— Eu vejo com otimismo. Infelizmente o sistema de barcas da Ilha, no Cocotá, está sucateado e sem perspectiva de melhora. Tivemos agora o feriado do G20 e eu trabalhei normalmente, mas as barcas da linha Cocotá X Praça XV, não. Um absurdo. Tive que me deslocar de ônibus, mesmo sendo usuário assíduo da barca. É melhor ir de ônibus ao Galeão do que encarar o trânsito na Linha Vermelha ou Avenida Brasil para tentar chegar no horário — afirma a insulana Ketelin Bastos, moradora da Praia do Barão. 

A empresa que vencer o leilão será responsável pelo investimento inicial, que inclui a construção dos terminais, aquisição das embarcações e manutenção do serviço pelos próximos 30 anos. O custo estimado para tirar o projeto do papel é de R$ 24,9 milhões. As obras têm previsão de conclusão em dois anos.