Notícias

Trânsito lento no acesso à Transpetro

Problema acontece durante movimento de caminhões e trabalhadores para a Ilha D’Água


06/06/2025 - Edição 2253

O trecho da via localizado em frente ao Terminal da Ilha D’Água, entre a Praia Congonhas do Campo, no Cocotá, e a Praia da Guanabara, na Freguesia, tem se tornado um ponto crítico de congestionamento diário na região. O problema se intensifica nos horários de entrada e saída dos turnos de trabalho da Transpetro, cuja base operacional movimenta um grande número de funcionários. 

O local faz parte dos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara (TABG), da Transpetro, e realiza operações de cabotagem, de importação e de exportação de produtos derivados do petróleo que são escoados para a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Além disso, fornece bunker, por oleoduto, para navios atracados no terminal ou para navios na Baía de Guanabara, por meio de barcaças. 

Segundo moradores da região, o tráfego na área apresenta lentidão significativa principalmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, períodos em que há maior fluxo de veículos que transportam trabalhadores da empresa. Durante estes períodos do dia, é comum ver vans e táxis estacionados em frente ao terminal aguardando a saída dos funcionários e dificultando a passagem de outros veículos. 

— É sempre a mesma coisa. Quando o pessoal da Transpetro entra ou sai do trabalho, o trânsito simplesmente para. A via é estreita e com mão dupla - uma faixa para cada sentido. Com os veículos estacionados ali, só passa um carro por vez. Muito difícil — reclama Carlos Henrique, morador da Praia da Guanabara. 

Além do volume de veículos, a ausência de agentes de trânsito nos horários de pico e a falta de sinalização adequada contribuem para a lentidão do trânsito. Motoristas também relatam dificuldades com a presença de caminhões, que frequentemente bloqueiam trechos da via que é importante, sobretudo para quem mora na Freguesia. 

Na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança, realizada no último dia 8, o trânsito no trecho de acesso ao Terminal da Ilha D’Água foi debatido. A Subprefeitura das Ilhas informou que está ciente do problema e planeja ações de ordenamento de trânsito no local.