Lusa

Tocha da Olimpíada do Rio esteve na Lusa

Espírito dos Jogos Olímpicos transmite valores para atletas


Por André Oliveira

13/08/2021 - Edição 2054

Parte dos atletas das categorias sub-6 a sub-9 do núcleo de futsal da Associação Atlética Portuguesa, que disputam os campeonatos oficiais da Federação de Futebol de Salão
Parte dos atletas das categorias sub-6 a sub-9 do núcleo de futsal da Associação Atlética Portuguesa, que disputam os campeonatos oficiais da Federação de Futebol de Salão

Após o fim dos Jogos Olímpicos, onde o Brasil atingiu a melhor colocação de sua história com 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, o espírito olímpico da competição esteve presente entre os atletas de futsal da Associação Atlética Portuguesa durante treinamento ocorrido na terça-feira (10). Em parceria com a Subprefeitura das Ilhas, as crianças lusitanas puderam ver de perto e tocar na Tocha Olímpica da Rio 2016.  

O objetivo da diretoria lusitana em proporcionar este momento é criar desde as categorias de base inferiores do clube conceitos trazidos pela tocha e o espírito olímpico. O presidente Marcelo Barros foi o responsável por transmitir o ensinamento aos atletas sobre os valores relacionados a vitórias pelo próprio esforço, a ética para atingir objetivos, a aceitação das derrotas e a persistência para seguir em frente com coragem e determinação.  

— Mais do que uma simples medalha. O que as crianças precisam tirar de lição dos Jogos Olímpicos é o amor em defender a bandeira do Brasil. Se esforçar ao máximo, independente se conseguirá o resultado ou não. Este espírito é o que queremos dos nossos atletas quando entrarem em campo para defender as cores da Portuguesa. Como diz nosso hino: “Vencer com galhardia, perder com fidalguia, porque assim conta nossa história, não é só com a vitória que vem a satisfação” — lembrou o presidente Marcelo Barros.  

Ações como essa que envolvam os fatos do cotidiano, como é o caso das Olímpiadas, são comuns na Lusa. O trabalho que vem sendo executado tem como missão transformar as categorias de base do clube de modo a criar nos atletas uma identificação mental, emocional e profissional para com a instituição. Em longo prazo, a Lusa pretende se notabilizar como um clube formador de atletas. Diante disso, o clube oferece diversas oportunidades para as crianças que sonham tornarem-se jogadores de futebol. De segunda à sexta, há diversas opções, em todos os turnos do dia, para praticar uma das modalidades na Lusa.  

— Hoje nós estamos atuando em todas as frentes formadoras de atletas. Temos um núcleo formador voltado ao Fut7, que é o tradicional futebol society, escolinhas e projetos de Fut7, além de uma grande tradição no futsal. A Lusa é a principal potência do futsal adulto no Rio de Janeiro e temos um trabalho de base no futsal sendo bem desenvolvido e com espaço para captação de novos jogadores. Todos os atletas são observados e flutuam de modalidade em modalidade até chegar no grupo principal de futebol de cada categoria — finaliza Marcelo.