Gente da Ilha

Thiago é exemplo de superação e fé

O escritor Thiago Torre Forte tem uma história de perseveraça


27/03/2020 - Edição 1982

O escritor Thiago Torre Forte irá lançar seu terceiro livro autoral “Viva as Emoções” nos próximos meses
O escritor Thiago Torre Forte irá lançar seu terceiro livro autoral “Viva as Emoções” nos próximos meses

Perseverança, superação e fé são palavras perfeitas para definir a história de vida do jovem escritor insulano Thiago Vieira, o Thiago Torre Forte. Aos 35 anos, ele relata que teve uma infância difícil devido à baixa autoestima gerada pelo bullying que sofria nas escolas e a dificuldade em lidar com emoções e sentimentos. Para seguir em frente foi preciso se aproximar de Deus e do mundo espiritual e torná-los alicerces para seguir em frente.

Nascido e criado na região, Thiago tem de uma bonita história de adoção. Seus pais Antônio Carlos e Silvia Bonfim o adotaram no primeiro dia de vida e desde então proporcionam a Torre Forte uma verdadeira onda de amor absoluto. Ele possui um carinho especial pelo bairro da Freguesia e carrega pelo local uma memória afetiva muito viva, forte e emocionante desde as missas na Capela N. S. da Ajuda ao carnaval animado da Praça Calcutá.

Na Ilha, estudou na antiga Escola Zé Carioca, no Morro da Prefeitura, passou pela Escola Municipal Belmiro Medeiros, no Moneró, até chegar no Newton Braga, onde ficou por quatro anos antes de abandonar os estudos ainda na sétima série, ao ser reprovado. Torre Forte conta que essa ruptura com a escola foi um dos momentos mais complexos da sua vida, pois sofria com xingamentos e zoações que se transformaram em emoções confusas de raiva e incompreensão.

— Sofri bastante nessa época e foi a partir daí que procurei conhecer mais a palavra de Deus. Aos 14 nos fiz uma promessa, na igreja Adig, para conhecer a cantora Baby do Brasil, e no meio das sete semanas de campanha, o encontro se realizou e mudou a minha vida. Fui aos cultos que ela fazia em sua casa e me converti para Jesus. Por recomendação de Baby, passei a ser membro da igreja Sara Nossa Terra.

Em 2009, com ajuda de uma amiga, que trabalhava na secretaria da Igreja Unidade em Cristo, ele conseguiu financiamento para voltar aos estudos. Thiago rompeu a barreira da baixa autoestima, fez um supletivo, se formou e fez o curso superior de Pedagogia. A expectativa de se tornar escritor surgiu quando estava orando em um monte e uma profeta lhe revelou que via um futuro promissor e Thiago sentado na mesa em meio a livros.

— No Newton Braga, um professor de artes lançou um livro e eu me identifiquei. Achei fantástico! Mas foi aquela revelação que me tocou profundamente e pensei com o Senhor que se fosse da vontade Dele mesmo eu estaria pronto. O livro do escritor Pedro Bandeira “A Droga da Obediência” foi o primeiro livro que li na minha vida e me serviu de incentivo.

Thiago, que tornou-se pedagogo e psicólogo, pretendia lançar, em abril, um novo livro, no Espaço Ilha Notícias, do Ilha Plaza Shopping, denominado “Viva as Emoções”. Diante da crise provocada pelo coronavírus, o evento foi adiado para data logo o shopping volte a funcionar. De acordo com Thiago a obra literária é de fácil leitura e trata das diferentes emoções, como o medo, angústia, sentimento de culpa e ansiedade, entre outros sentimentos.

Thiago é determinado e não pretende parar de escrever e já tem outros temas em mente sempre com o foco de transmitir aos leitores conhecimento e caminhos para a superação individual.