Notícias

Tânia Bastos solicita estudos para melhorar o trânsito

A parlamentar pede providências para a melhora dos serviços da Paranapuan


23/04/2021 - Edição 2038

Tânia Bastos quer estudos e planejamento para facilitar a mobilidade urbana na Ilha
Tânia Bastos quer estudos e planejamento para facilitar a mobilidade urbana na Ilha

A região da Ilha do Governador possui um sistema de transporte público saturado, por abrigar 15 bairros (incluindo a Ilha do Fundão) do Rio e ter aproximadamente 280 mil moradores, a mobilidade não acompanhou o desenvolvimento urbano.

Com uma única entrada e saída, três grandes centros comerciais e o Aeroporto Internacional, o trânsito apresenta retenções constantes. É consenso que o investimento em transporte público é a melhor alternativa. Oferecendo qualidade e tempo reduzido nas viagens, os ônibus serão mais atrativos, cada um pode retirar até 40 carros particulares da via. Algumas alternativas são usadas na Cidade, como os Corredores Expressos - BRS (Bus Rapid Service), que criam áreas exclusivas para os ônibus e a inversão da faixa, em horário de pico, para os carros de passeio.

Outro ponto importante é a interligação dos transportes, linhas que alimentem as Barcas, oferecendo uma opção de deslocamento a mais.

— Solicitei, por meio de ofício, um estudo técnico para instalação do BRS ou a inversão de faixa, para a Estrada do Galeão. Temos que ter mobilidade e a atenção da Prefeitura. Solicitei também, providências à Secretaria de Transportes e à Procuradoria do Município, quanto a prestação de serviços da Paranapuan, para que os usuários tenham um serviço de qualidade — comentou a vereadora.