Notícias

Stock Car realiza etapa na Ilha dia 10

Corrida vai reunir os melhores pilotos da categoria em prova na pista do aeroporto


01/04/2022 - Edição 2087

Cacá Bueno realizou uma volta teste na pista da RIOgaleão, onde será a corrida
Cacá Bueno realizou uma volta teste na pista da RIOgaleão, onde será a corrida

A Ilha do Governador será palco de um evento inédito na história do automobilismo do país, no domingo, dia 10 de abril. Pela primeira vez, uma corrida de carros será realizada em um aeroporto comercial. O local escolhido é o Aeroporto Internacional do Tom Jobim, que terá uma etapa da Stock Car Pro Series em uma pista adaptada para a prova. A iniciativa marca o início das comemorações do aeroporto, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952 e que neste ano completa 70 anos.  

Após dez anos, a cidade volta a receber uma competição automobilística, já que a última vez foi no autódromo de Jacarepaguá. A etapa ganhou o nome de “GP Galeão Rio 2022”, e será disputada no tradicional formato de rodadas duplas com duas provas na pista das cabeceiras 10/28, de Tubiacanga, a maior do país. A pista foi batizada de Circuito Cacá Bueno, em homenagem ao atleta, filho de Galvão Bueno e pentacampeão da modalidade.  

— Há um sentimento de orgulho entre os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo. Será um momento histórico. Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio — disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora da competição.  

Mapa do circuito da etapa do Galeão já foi definido

A pista, com 3.207 metros de extensão, se assemelha a um anel externo e terá a maior média de velocidade do ano por conta das retas. Toda a prova será realizada sem impacto na operação do terminal aeroviário durante a realização, garante o presidente da RIOGaleão, Alexandre Monteiro, já que as operações de pousos e decolagens serão realizadas na outra pista. 

— O Rio de Janeiro é a porta de entrada do turismo no Brasil, tendo se destacado como um excelente anfitrião para grandes eventos. Por isso, estamos felizes por unir forças com o Governo do Estado e demais parceiros para implementar esta estratégia que fortalece a economia local e do Estado — afirma Alexandre.  

Entre os pilotos que participarão do GP Galeão, o vice-campeão mundial de Fórmula 1, Felipe Massa; Rubens Barrichello, o piloto que disputou por mais tempo o mundial de Fórmula 1; Nelson Piquet Jr; Átila Abreu; Tony Kanaan; além do próprio Cacá Bueno, que dá nome ao circuito.