Gente da Ilha

Seu Hilário cuida do bosque no Corredor

Morador do Moneró se destaca pela vitalidade e dedicação à natureza


30/12/2021 - Edição 2074

O militar aposentado Hilário cuida do bosque há mais de 20 anos
O militar aposentado Hilário cuida do bosque há mais de 20 anos

A trajetória de Hilário Fidélis, conhecido na Ilha como o Seu Hilário, se confunde com a história do bosque localizado no Corredor Esportivo em que cuida diariamente há mais de 20 anos. Sua dedicação ao espaço e a vitalidade que esbanja servem de inspiração para qualquer insulano, sobretudo aos mais jovens, no sentido da consciência ambiental. 

Nascido e criado em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio, desde muito cedo Hilário demonstrava aptidão para a botânica e para a jardinagem. Aos oito anos de idade, recebeu de presente do seu tio o livro “A Cura pelas Plantas” e começou a estudar ainda jovem as propriedades das plantas. Apesar do interesse, acabou seguindo a carreira profissional como militar. 

No militarismo, Hilário construiu uma carreira sólida e chegou a ser sargento especialista da Aeronáutica. Com isso, morou em locais como Marechal Hermes e Engenho de Dentro, antes de desembarcar na Vila Militar do Galeão, na Ilha do Governador. Se aposentou e hoje mora no Moneró, próximo ao bosque que cuida. 

— Eu costumava frequentar muito os quiosques do Corredor Esportivo para conversar com os meus colegas, mas sempre observei que havia um espaço verde que poderia ser melhor cuidado. Um dia resolvi pôr a mão na massa e cuidar por conta própria. Deu resultado e até hoje sigo nessa jornada, pois temos que preservar aquilo que a natureza nos presenteou — conta o Seu Hilário. 

Seu Hilário fica feliz por conseguir cultivar a semente da consciência ambiental entre os mais jovens. Além do trabalho diário no bosque, constantemente recebe visitas de insulanos interessados em conhecer o espaço e aos fins de semana realiza um trabalho com crianças ensinando a elas o plantio de mudas e os cuidados básicos com as plantas. 

— Muitas crianças me perguntam quem vai cuidar do bosque no dia que eu vir a falecer. Eu sempre respondo que não sei, porque nunca sabemos quem Deus vai escolher para essa missão, mas quem sabe ele não escolhe uma delas? — relembra.  

Hilário vive a vida com alegria e a disposição de sempre fazer o melhor. Aos 77 anos, celebra a vida com a esposa Leda, com quem é casado há 54 anos, além dos seus cinco filhos e nove netos.  

— Eu sempre dizia que eu queria viver a idade do meu pai, que viveu até os 77 anos. Agora eu digo que quero viver igual a minha mãe, até os 96 anos! — brinca. 

Seu Hilário é Gente da Ilha!