Notícias

Serviço de barcas irrita insulanos

Horários não atendem passageiros que reclamam da imprevisibilidade da CCR


03/07/2020 - Edição 1996

O sistema de barcas da região, administrado é alvo de críticas constantes
O sistema de barcas da região, administrado é alvo de críticas constantes

O sistema de barcas da Ilha, administrado pela empresa CCR Barcas, continua sendo uma dor de cabeça para o insulano que necessita do transporte para deslocamentos. Além da pouca flexibilidade da embarcação e viagens apenas com destino ao Centro da cidade, o usuário convive com as constantes mudanças nos horários, fato que gera imprevisibilidade.

No início deste ano, através de uma medida judicial, a CCR Barcas tentou mudar os horários do trajeto Cocotá/Praça XV, tornando o Cocotá como passagem, já que todas as viagens sairiam da Ilha de Paquetá. A medida incomodou os usuários da Ilha do Governador, pois as embarcações ficavam lotadas devido aos poucos horários disponíveis. A situação foi revertida e o horário de 8h, reivindicação dos moradores, foi novamente adotado.

Durante a pandemia o serviço foi paralisado e só voltou há duas semanas com horários diferentes. As viagens de ida estão sendo feitas nos horários de 6h, 8h10 e 10h20 pela manhã e a volta as 17h20, 19h40 e 21h50. Os horários de 7h e 9h foram extintos, assim como o de 18h na volta. Para o insulano Marcos Filho, que trabalha como analista de sistemas no Centro e começa a trabalhar às 8h, a mudança é muito prejudicial.

Passageiros querem novos horários para as barcas

— É complicado na medida que você está cercado por água, e seria interessante ter um sistema marítimo eficiente para explorar, e vê a lógica sendo invertida. Eu sou prejudicado por esta mudança, como muitos outros. Somos reféns de uma empresa que pouco está ligando para nós. Isso tem que mudar. Os horários de 6h e 10h20 são inúteis e daqui a pouco vão alegar que não tem movimento — diz Marcos, indignado.

A concessionaria CCR contraria a vontade dos passageiros alegando que as mudanças são para melhoria da eficiência operacional, e altera os horários sem aviso prévio. Essa imprevisibilidade irritou a insulana Marcela Figueiredo, na última quinta-feira (30). “Eu imagino como deve ser a análise da empresa para colocar estes horários de atualmente. Devem pensar em como deixar de atender ao máximo a população da Ilha do Governador, aí impõe um novo horário desconexo com a realidade. Não é possível isso. É desrespeito!”.

Procurada, a CCR Barcas não se manifestou até o fechamento dessa edição.