Notícias

Semana cultural agrada crianças

Polo reúne crianças em projetos artísticos e de leitura


29/11/2019 - Edição 1965

Gilberto D'Alma apresentou diversas obras literárias
Gilberto D'Alma apresentou diversas obras literárias

O Polo Cultural Ilha realizou a 1ª Semana Literária e Artística no colégio Centro Cultural Ilha do Governador, no Moneró, com a participação de crianças insulanas. O evento ocorreu entre os dias 17 a 22 de novembro e contou com homenagens ao escritor Paulo Freire e à saudosa teatróloga Elbe de Holanda.

Para Gilberto D’Alma, um dos coordenadores do Polo Cultural Ilha, o incentivo à leitura ajuda no desenvolvimento da criança como cidadão e amplia os horizontes da imaginação, incentivando o surgimento de novos poetas.

As crianças interagiram durante a contação de histórias

— Foi incrível ver como as crianças ficaram encantadas pelas histórias e interagiam perguntando e querendo conhecer mais sobre leitura. Foi uma grande semeadura cultural. O polo sempre esteve voltado para as crianças, pois queremos investir no interesse pela cultura a partir desta nova geração. Convidamos aos artistas da Ilha se juntarem conosco.

A programação do evento contou com exposição dos trabalhos artísticos do projeto “Pintando a Iha”, desenvolvido pelo polo em conjunto com artistas da região, varal de fotos da Ilha, mostra de dança, apresentação do espetáculo “O Melhor Dos Piqueniques de História” por Gilberto D’Alma, além da exibição de curtas-metragens de artistas insulanos e apresentações de poesias com escritores do Sarau da Casa D’Alma.

O escritor insulano Aloísio Vilar participou do evento

O insulano Roberto Teixeira, 34, é pai do João Gabriel, 10, que estuda no Centro Cultural Ilha do Governador e participou das atividades. Ele elogiou a iniciativa e disse que o filho já pediu para comprar mais três livros para ler.

— Nunca imaginei que alguém fosse conseguir fazer meu filho dividir sua atenção entre o vídeo game e o livros. Fiquei muito feliz com a iniciativa do Polo Cultural e espero que aconteçam mais vezes, pois o resultado é fantástico.