Notícias

Secretário de Meio Ambiente visita a Z-10

Eduardo Cavaliere anuncia novas iniciativas de educação ambiental e preservação do mangue


08/01/2021 - Edição 2023

Cavaliere e o subprefeito Rodrigo com parte da equipe de mutirão da Colônia
Cavaliere e o subprefeito Rodrigo com parte da equipe de mutirão da Colônia

O novo secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, esteve na Ilha do Governador na última terça (5). Ele realizou uma visita à Colônia Z-10 e anunciou novidades na área de educação ambiental e preservação.

Acompanhado de líderes comunitários da Z-10, Cavaliere conheceu o Centro de Educação Ambiental (CEA), espaço destinado à prática de atividades socioambientais em parceria com escolas e a população local, e que hoje atende 70 crianças, muitos jovens e adultos. A Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) do Jequiá abriga o maior bosque de manguezal da cidade, com 73 hectares.

A Colônia Z-10 se destaca pelo trabalho de educação e preservação ambiental. Na região funciona uma parceria do CEA com a ONG Instituto Terrazul, promovendo cursos de educação ambiental, com recursos de contrapartida da fabricante de óleos lubrificantes Cosan. Além disso, há também um trabalho conjunto de limpeza das águas da Baía de Guanabara envolvendo os pescadores locais e a ONG alemã One Earth One Ocean. Durante a visita, Cavaliere destacou a importância desse trabalho e faz questão de garantir o apoio da Secretaria de Meio Ambiente à Colônia Z-10.

O Secretário de Meio Ambiente planta muda

— A Colônia Z-10 é um patrimônio carioca e brasileiro. Centenária, consegue driblar todos os contratempos e persiste, apesar de todas as dificuldades. São fundamentais as articulações com o terceiro setor para o desenvolvimento de ações, como o recolhimento de toneladas de resíduos do Rio Jequiá e Baía de Guanabara. A prefeitura vai apoiar a Z-10, e uma sinalização disso é o acordo de cooperação do CEA com o Instituto Terrazul. Muitas ações serão fortalecidas, como o plantio do mangue e coleta de recicláveis porta a porta. O Terrazul fará palestras sobre questões ambientais — explica o secretário.

Durante a visita, Cavaliere plantou mudas no manguezal e deu um recado de esperança no sentido da preservação do ecossistema local.

— Os investimentos na Z-10 contribuem para o desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara. 2021 abre a Década dos Oceanos da ONU, e a atividade pesqueira segue sendo fonte de renda para milhares de famílias. O manguezal do Jequiá esteve praticamente extinto, hoje é considerado a maior demonstração da possibilidade da recuperação de um ecossistema degradado — disse o secretário.