Notícias

Saúde Criança Ilha comemora 12 anos

No Hospital do Loreto, ONG apoia crianças com fissura labiopalatina


Por Tiago Netto

04/10/2019 - Edição 1957

Durante o evento da ONG as crianças participaram de uma oficina de pintura
Durante o evento da ONG as crianças participaram de uma oficina de pintura

A ONG Saúde Criança Ilha realizou evento no Hospital N. S. do Loreto, no Galeão, na quarta (2), para comemorar antecipadamente o Dia das Crianças e celebrar os 12 anos de fundação da instituição filantrópica. Durante as comemorações, que contou com a participação de cerca de 100 crianças atendidas pela instituição e suas famílias, aconteceram oficinas de pintura e apresentações do coral de crianças assistidas pela ONG junto com o Coral Vozes da Maré.

Fundada em 2007, a ONG trabalha com famílias que tem crianças com fissura labiopalatina atendidas no Hospital Municipal N. S. do Loreto. A entidade conta com a ajuda de voluntários como terapeutas, fonoaudiólogas e faz deslocamentos de pacientes até o hospital, além da doação de cestas básicas, entre outros benefícios. Segundo a presidente da ONG Fátima Brandão, muitas famílias vêm de fora da Ilha para ter atendimento no Loreto.

— A estrutura da ONG funciona em prol dessas famílias. Nós acompanhamos o paciente desde o nascimento até a adolescência. Todos os anos realizamos festas para proporcionar momento de felicidade e troca de experiência entre os pais. Eu já fui diretora do Loreto e tive uma filha que nasceu com a fissura — disse Fátima, destacando que com o avanço da tecnologia as crianças e seus familiares ganharam mais qualidade de vida.

Desde a sua fundação, a ONG Saúde Criança Ilha já atendeu mais de 1500 pacientes. Angelina Pereira, mãe do Pietro de 4 anos, agradece ao esforço da ONG pelo apoio oferecido a todas as famílias. Ela mora em Bento Ribeiro e traz o filho para ser atendido no Hospital do Loreto.

— Quando a criança nasce com a fissura a família se assusta. Nós ficamos sem saber muito o que fazer e como será a qualidade de vida dele. Fomos muito bem acolhidos tanto pelo pessoal do hospital, quanto da ONG. Isso na hora da angústia faz a diferença. Hoje vejo meu filho crescendo saudável e falando até demais, e sei que ele terá uma vida normal.

No evento cerca de 100 crianças participaram com seus pais das atividades, inclusive do farto e gostoso lanche oferecido a todos. A ONG Saúde Criança Ilha, funciona em um espaço cedido pelo hospital e busca por voluntários que queiram abraçar a causa. Para saber como participar basta entrar em contato pela página do Facebook Saúde Criança Ilha.