Notícias

Samba na Praça traz de volta a alegria

Após dois anos, evento retorna à Praça da Ribeira e mantem sucesso


18/03/2022 - Edição 2085

O grupo Ratatuia da Feira comandou a roda de samba que animou a festa
O grupo Ratatuia da Feira comandou a roda de samba que animou a festa

O Samba na Praça está de volta. O projeto desenvolvido pelo Bloco Batuke de Batom, presidido por Cátia Coelho, retomou as atividades após mais de dois anos desde a última edição, tempo em que a pandemia não permitiu a realização. 

O evento que marcou o retorno do Samba na Praça foi realizado na tarde do domingo (13) na Praça Iaiá Garcia, com a roda de samba comandada pelo grupo Ratatuia da Feira - Pandéco, e participação da cantora Jack Rocha. Nos intervalos, a música ficou por conta do DJ Bruno. Além do samba, o evento também contou com barracas de expositores de culinária e artesanato. 

Um dos bons atrativos do Samba na Praça é reviver o samba de roda autêntico, proporcionando às famílias insulanas mais uma opção de lazer na região. E o evento de domingo reuniu centenas de insulanos apaixonados pelo samba. 

Cátia Coelho (centro) organiza o evento desde 2016

— O público sentia falta do evento pela alegria contagiante que transmite aos participantes, e principalmente por conta do cancelamento do carnaval de rua na cidade. Então, o Samba na Praça de certa forma supriu um pouco dessa empolgação que ficou guardada em cada um que não pôde pular o carnaval. Muitos puderam extravasar — conta Cátia Coelho.

Para ela, o retorno do Samba na Praça foi um sucesso e a expectativa é que com as flexibilizações das regras sanitárias da prefeitura do Rio, os eventos na Ribeira fiquem cada vez mais animados e frequentados pela população. 

— É uma realização pessoal muito grande conseguir voltar com o Samba na Praça. A pandemia afetou diretamente o evento, porque qualquer forma de aglomeração seria um risco enorme para a saúde de todos. Com a desobrigação do uso de máscaras, nos sentimos mais confortáveis para tocar o samba sem riscos — explica. 

O evento retornou com força total e será realizado todo o primeiro domingo do mês. A próxima edição do Samba na Praça está marcada para o dia 3 de abril, data do aniversário de 50 anos de Cátia Coelho.