Notícias

Samba na Praça inspira projeto acadêmico

Estudante de pós-graduação descreve a importância cultural do evento


09/08/2019 - Edição 1949

A organizadora do evento, Cátia Coelho, ao lado da estudante Ana Luiza
A organizadora do evento, Cátia Coelho, ao lado da estudante Ana Luiza

O Samba na Praça, evento organizado há três anos pelo Bloco Carnavalesco Batuke de Batom na Praça Iaiá Garcia, na Ribeira, foi tema de um trabalho acadêmico de pós-graduação da disciplina de Antropologia, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho foi desenvolvido pela insulana e moradora da Ribeira, Ana Luiza Wiezzer, de 44 anos.

A atividade consistiu em estudar todo o processo do evento Samba na Praça sob um olhar de investigação antropológica e explorar a importância do samba de roda para cultura brasileira, em especial, para o carioca.

De acordo com Ana Luiza, a música é um campo fértil para antropologia, pelo fato de envolver experiências, memórias e identidades, transmissão de valores, hábitos e conhecimentos, explicitação de conflitos, além de tensões e violências.

— Eu sempre gostei muito de música e busco estar inserida no mundo do samba. A missão para fazer um trabalho acadêmico sobre as facetas que o mundo da música pode nos trazer, é uma experiência única. Pude descobrir outras perspectivas e, através de uma pesquisa etnográfica, percebi que o Samba na Praça oferece um campo rico para testemunhar e obter informações dessa realidade cultural, musical e social — conta.

De acordo com Ana, a dissertação, orientada pela professora Tatiana Bacal, da UFRJ, atingiu o grau máximo, pela riqueza do conteúdo e o reconhecimento da importância da produção deste tipo de atividade cultural. O trabalho tem textos e fotografias, além de trechos filmados que vão virar um pequeno curta nos próximos projetos da disciplina. Para a presidente do Batuke de Batom, Cátia Coelho, é um orgulho saber que o evento Samba na Praça serve de inspiração acadêmica.

— Estou organizando há três anos essa verdadeira roda de samba, cujo objetivo é proporcionar lazer e entretenimento ao insulano, além de resgatar a tradição do samba. Não é fácil organizar um evento desta magnitude. Afinal, chegar de manhã e sair de madrugada é muito complicado. Mas quando vemos um trabalho desse bem feito, que atinge a nota dez, e reconhece a importância do Samba na Praça, torna-se combustível para a gente se animar, superar os obstáculos e seguir em frente.