Notícias

Samba de Bamba une música e literatura

A ideia é produzir um livro e levar samba para espaços públicos


05/06/2020 - Edição 1992

Em sua casa, Ito com os organizadores do projeto que vai destacar sambistas
Em sua casa, Ito com os organizadores do projeto que vai destacar sambistas

Na tarde do último domingo, (31), o Projeto Cultural Samba de Bamba ganhou vida. E para o lançamento da ideia, que consiste em produzir um livro destacando a trajetória de um grupo de sambistas da Ilha do Governador, Ito Melodia reuniu o grupo para uma live durante uma roda de samba em sua casa. O projeto surgiu entre os compositores da União da Ilha, André Coelho, Joelson de Souza, Leko de Paula, Flavinho Queiroga e Fábio Glinardello.

— A proposta do projeto de produzir um livro é mostrar ao público, que gosta de samba, obras inéditas de grandes compositores insulanos. Simultaneamente, vamos levar esse trabalho para as praças e espaços públicos — explicou Joelson, presidente da Ala de Compositores da União da Ilha. Dez nomes foram selecionados para a primeira edição impressa do projeto: Ito Melodia, Djalma Falcão, Bicudo, Gugu das Candongas, Edu Silva, Almir da Ilha, Marquinhus do Banjo, Bujão, Cleber Rodrigues e Kinho PQD.

— Os compositores escolhidos estão sendo entrevistados e passando por sessões de fotos, para a produção do livro — disse o produtor cultural André Coelho, destacando que um conjunto musical com cantores, cavaquinistas, violonistas e percussionistas foi batizado de Grupo Samba de Bamba, para que no dia da entrega do livro, cada compositor homenageado possa cantar algumas de suas músicas com acompanhamento.

Roda de samba animou a live durante três horas

A banda é composta por músicos conhecidos das rodas de samba insulanas, como Jorge Viegas, Carlinhos do Cavaco, Marcelo China, Carlos Ferreira, Edu Silva, Alfredo da Luz e Marquinhus do Banjo. A primeira entrevista foi com o padrinho do projeto, o cantor e compositor Ito Melodia. “Conheço essa rapaziada há muitos anos e sei o quanto são sérios, por isso apadrinhei o projeto e propus que o lançamento desse trabalho fosse na minha casa, com uma live”, explicou Ito.

O projeto tem o apoio do Jornal Ilha Notícias, Coelho de Chinelo Produções Culturais e Queiroga Design. As entrevistas e fotos já estão sendo produzidas pelo jornalista Fábio Glinardello e a previsão do lançamento do livro é para setembro, mês que a Ilha do Governador comemora 453 anos.

As apresentações públicas serão marcadas logo que as condições de realização de eventos públicos sejam liberadas pelas autoridades.