Lusa

Rua ganha nome de associado da Lusa

Rua Joaquim José Gonçalves é homenagem ao pai do presidente João Rêgo


Por André Oliveira

30/08/2019 - Edição 1952

Autoridades, funcionários, diretoria e associados da Portuguesa no evento simbólico de nomeação da rua
Autoridades, funcionários, diretoria e associados da Portuguesa no evento simbólico de nomeação da rua

Durante evento simbólico no início da tarde de sábado (24), foi nominado como Joaquim José Gonçalves o logradouro público localizado entre as Ruas Haroldo Lobo e Gustavo Augusto de Resende. A rua que é lateral à sede da Lusa era conhecida como Rua Projetada e é importante para os deslocamentos entre os bairros do Village e a Portuguesa. Por decreto do prefeito Marcelo Crivella e indicação da vereadora Tânia Bastos, a homenagem é um reconhecimento póstumo a um dos mais atuantes associados da Lusa e um dos criadores dos bailes da terceira idade no clube.

Joaquim José Gonçalves, que faleceu, foi pai do atual presidente da Associação Atlética Portuguesa, João Rêgo e avô do vice-presidente de futebol e administrativo, Marcelo Barros. O legado de Joaquim é de força de vontade e superação. Ele deixou Portugal quando a situação no país estava difícil e veio de navio tentar a vida no Brasil para garantir o sustento da família.

— Em primeiro lugar quero agradecer à vereadora Tânia Bastos não apenas por essa homenagem ao meu pai, mas também por tudo que tem ajudado a Portuguesa. Fico lisonjeado, pois a memória dele está muito viva em mim. Ele foi um lutador, que não rejeitava trabalho e sempre pensava no bem para a Lusa dedicando sua vida em prol da família e do clube — disse emocionado, João Rêgo.

De acordo com a vereadora Tânia Bastos a Rua Projetada é o nome usado em diversas ruas da Cidade e normalmente são dadas quando não há uma identificação cultural ou histórica com o local. "Fico feliz em conseguir essa mudança e homenagear este insulano que trabalhou muito pela Portuguesa".