Notícias

Rua Érico Coelho continua sem obras

Motoristas sofrem com buracos e alagamentos constantes


01/07/2022 - Edição 2100

Via que liga a Avenida Paranapuã à Estrada do Dendê é repleta de rachaduras e irregularidades que prejudicam a condução dos veículos
Via que liga a Avenida Paranapuã à Estrada do Dendê é repleta de rachaduras e irregularidades que prejudicam a condução dos veículos

Embora pequena, a Rua Érico Coelho é uma das ruas mais importantes do Tauá e tem sido uma grande dor de cabeça tanto para moradores como motoristas que acessam a via. O local é recordista de reclamações, sobretudo em relação ao mau estado de conservação do asfalto e aos frequentes alagamentos em dias de chuva. 

A via faz uma importante ligação entre a Avenida Paranapuã e a Estrada do Dendê, sendo a principal via para quem se desloca até o Cocotá ou o Moneró. Entretanto, a importância da via não se reflete na qualidade do asfalto, que é repleto de irregularidades, prejudicando a condução dos veículos. 

Em outras palavras, a rua se assemelha a uma pista de Rally, devido à grande quantidade de rachaduras, ondulações e buracos ao longo da via. E para piorar, em vários trechos foram feitos remendos no asfalto, o que contribui ainda mais para os desníveis. É impossível o carro trafegar com estabilidade, sem vibrações ou impactos. 

— Moro na Freguesia e toda vez que preciso sair da Ilha eu penso se vou ou não pela Estrada do Dendê. Porque sei que tenho que pegar a Érico Coelho, que está terrível. O carro fica chacoalhando inteiro. Uma hora a suspensão vai quebrar e eu vou ter que arcar com o prejuízo — conta o aposentado Sérgio Lira. 

Sem conservação, o mau estado da via já foi responsável por alguns acidentes de trânsito. O comerciante Pedro Henrique, de 28 anos, conta que já testemunhou a colisão de um carro com uma moto próximo à sua loja, em um momento em que o motociclista tentava desviar de um buraco na rua.  

— Volta e meia isso acontece, porque de fato o asfalto está muito ruim. É um risco muito grande para quem dirige por aqui — conta Pedro Henrique, que também se queixou dos alagamentos na via — Sempre que chove, a rua fica debaixo d’água. Já é ruim para o motorista, que não consegue passar, mas para os moradores e comerciantes é ainda pior, porque a água invade. Aqui na loja, por exemplo, é uma correria para gente não perder nossa mercadoria para a chuva. 

Entre os moradores da Érico Coelho, a indignação é geral. Eles revelam que tanto o asfalto ruim como os alagamentos são problemas que persistem há muitos anos. “Muitos até já se acostumaram com os problemas da rua, porque não é de hoje que isso acontece e não temos uma satisfação. São anos assim e hoje só nos restou a certeza de que esses problemas nunca serão solucionados", conta uma moradora que preferiu não se identificar.