Notícias

Roubo de veículos e assalto a motoristas preocupam

Sensação de insegurança cresce em ruas do Jardim Guanabara


26/11/2021 - Edição 2069

Momentos em que os criminosos abordam a vítima
Momentos em que os criminosos abordam a vítima

Os insulanos estão assustados com a onda de assaltos que está ocorrendo na região. As denúncias, que muitas vezes não são registradas na delegacia, dão conta de um aumento na quantidade de delitos, em qualquer horário do dia, como o roubo ao comércio e de veículos, fato que tem aumentado a sensação de insegurança nos últimos meses no Jardim Guanabara, mesmo com a implantação do programa Bairro Seguro, e em outras localidades da Ilha.  

A ação criminosa mais recente e que chocou a todos envolveu novamente uma mãe ao lado do filho pequeno. Ela havia acabado de pegar o filho em um espaço de recreação na Rua Gaspar Magalhães, no Jardim Guanabara, e ao tentar sair com o carro foi abordada por dois bandidos armados, que pararam ao seu lado com um outro veículo. Eles renderam a mãe, roubaram todos os pertencentes e liberaram as vítimas no local enquanto saíam com o carro roubado em direção ao alto do Jardim Guanabara. Toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança do Espaço Quintal de Casa.  

— Todos estamos nervosos até agora. A ação foi rápida, mas assusta pelo perigo e receio de acontecer algo pior. Já havíamos ouvido falar que tinha um carro assaltando no Jardim Guanabara pela manhã e na hora da troca do turno, por volta de 13h, eles abordaram a mãe com nosso aluno. Ela demorou um pouco para sair com o carro e foi o tempo de eles chegarem. Chocante — conta um dos funcionários do Quintal de Casa, que preferiu não se identificar. 

Trecho da Rua Gaspar Magalhães onde ocorreu o assalto

A menos de 1km do local que ocorreu esse fato, há cerca de 20 dias, nos fundos do Colégio Martim Pescador, no Jardim Guanabara, segundo testemunhas, também ocorreu crime semelhante na saída do turno escolar. Como a ação não foi flagrada por nenhuma câmera de segurança, não houve a mesma repercussão. Muitos insulanos também não se esquecem do roubo de veículo que aconteceu na Rua Aberema quando uma mãe saía para levar o filho para a escola e teve o carro roubado na porta de casa. O desespero da mãe tentando proteger o filho que estava acuado comoveu a todos. 

— Tenho ouvido casos e mais casos e isso tem me assustado. Não estamos acostumados com isso — conta um morador do Jardim Guanabara, que também preferiu não se identificar.  

O 17ºBPM informa que está agindo para evitar esses crimes e diversas linhas de investigações dão conta que são criminosos que vem do Complexo da Maré e quando não conseguem sair da Ilha se refugiam na comunidade da Vila Joaniza. A comandante Simone chegou a pedir, em outubro um reforço no policiamento, principalmente com mais vagas de policiais pelo sistema RAS (Regime Adicional de Serviço). Sobre este novo assalto a Polícia Militar disse que vai intensificar a ronda pela região onde os assaltos estão sendo realizados.