Notícias

Rotary Ilha dá exemplos de ações sociais

Entidade se destaca durante a pandemia pela ajuda aos mais pobres


18/06/2021 - Edição 2046

Equipamentos arrecadados para o Hospital do Loreto
Equipamentos arrecadados para o Hospital do Loreto

O Rotary Club da Ilha do Governador tem se destacado na região pelas diversas ações que realiza em prol da população insulana necessitada, sobretudo durante esse período de pandemia da Covid-19. O grupo, que já se dedicava aos serviços voluntários e ações sociais na região, intensificou suas atividades solidárias nos últimos meses. 

Uma das ações de mais destaque está a campanha de arrecadação de tampinhas plásticas e lacres de latas de alumínio. O material arrecadado é vendido e o dinheiro convertido na compra de andadores e cadeiras de rodas, que ficam disponíveis para empréstimo à população que necessita destes equipamentos. Na última semana, o Rotary Club conseguiu juntar 170 kg de tampinhas, o que possibilitou a compra de três andadores. 

Outra ação importante foi a realização de um Bingo Beneficente Online, cujos valores arrecadados foram destinados para ajudar ao Hospital Nossa Senhora do Loreto, localizado no Galeão. De acordo com a instituição, cerca de 40 pessoas participaram de casa do bingo e resultou em uma arrecadação de R$ 2,1 mil, que foi revertido na compra de equipamentos para o hospital, como estetoscópios e aparelhos aferidores de pressão e de glicemia. 

— O fato interessante dessas ações que tivemos executando é que elas puderam ajudar muita gente e sem precisar gerar qualquer tipo de aglomeração, ou concentração de pessoas. Isso é bacana, pois a gente passa a mensagem que é possível ajudar sem se descuidar com as medidas de saúde — explica Sérgio Maurício Fabri, diretor do Rotary Club. 

Além das ações recentes, o Rotary Club planeja iniciativas. Entre elas, a campanha do McDia Feliz na Ilha do Governador. Todo ano a instituição reúne recursos financeiros para comprar sanduíches Big Mac para serem distribuídos para crianças de comunidades insulanas. Vale lembrar que a própria rede de fast food destina os recursos da venda de Big Macs no McDia Feliz para a Fundação Ronald McDonald, que visa o atendimento de crianças com câncer. A campanha deste ano deve ser realizada no mês de agosto e a estimativa do Rotary Club é que pelo menos 300 sanduíches sejam distribuídos. 

— Nossa filosofia é bem clara: “Dar de si sem pensar em si”. Temos o foco em trabalhar em benefício da comunidade não visando o financeiro, e sim a assistência. A gente busca parcerias e apoio de outras instituições públicas ou privadas, sempre visando o benefício para a população. Essa é a principal marca do Rotary Club — finaliza o rotariano Sérgio Fabri.