Gente da Ilha

Rogério Corrêa, um técnico vencedor

Morador da Ilha há 30 anos, técnico relembra os melhores momentos da infância na região


Por André Oliveira

06/09/2019 - Edição 1953

Aos 38 anos, Rogério que repetir o sucesso dentro de campo como técnico
Aos 38 anos, Rogério que repetir o sucesso dentro de campo como técnico

O insulano Rogério Corrêa, ex-atleta profissional de futebol com passagens por grandes clubes brasileiros como Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama, atualmente é técnico da equipe da Associação Atlética Portuguesa e realizou uma excelente campanha na Copa Rio 2019. Colocou o time novamente no Brasileirão Série D e agora se prepara para o Campeonato Carioca.

Nascido em Quintino, no subúrbio carioca, desde pequeno demonstrou aptidão pela bola. Aos quatro anos de idade começou a treinar na escolinha de futsal da Portuguesa, onde criou os primeiros laços com o clube. Aos oito anos, seus pais, Rogério e Ana decidiram vir morar na Ilha do Governador, região em que o técnico relembra os melhores momentos da infância.

— Desde criança meu grande sonho era me tornar jogador de futebol e sempre almejei este objetivo sem deixar os estudos de lado. A Portuguesa abriu as portas e eu segui buscando meus objetivos até passar pela base de grandes times do Rio, como o Botafogo, até me profissionalizar pelo Flamengo — conta Rogério, um frequentador assíduo do Iate Clube Jardim Guanabara, desde que chegou à Ilha.

Nas categorias de base, Rogério atuava como lateral-direito. No entanto sua primeira oportunidade para jogar uma partida profissional surgiu no Bangu e como zagueiro. Na ocasião, o time da zona oeste estava com os jogadores dessa posição machucados e sobrou para Rogério “quebrar um galho” na função. A boa estatura e a brilhante atuação agradou o técnico, e da zaga ele não saiu mais. Em 2003, se transferiu para o Vasco da Gama, onde conquistou o título de Campeão Carioca.

— Eu ainda era um jovem jogador e ser campeão carioca em cima do Fluminense foi muito importante. O Vasco vinha de vices campeonatos seguidos para o Flamengo, o que tornou o valor dessa conquista ainda maior. Tive a oportunidade de jogar com bons jogadores por lá, fato que me deu uma boa bagagem para seguir no mundo da bola.

Do Vasco, ele se transferiu para o Joinville-SC, passou pelo Brasiliense-GO, antes de ter uma experiência internacional no Levadiakos da Grécia. Do país europeu voltou em 2007 para defender por pouco tempo o Botafogo. Uma das grandes lembranças da carreira do insulano foi ter atuado como capitão num mesmo ano do Remo e Paysandu, clubes que protagonizam clássicos de grande rivalidade no estado do Pará.

Em 2011, Rogério pendurou as chuteiras para fazer história no Fut7, conhecido como futebol society. Defendendo a seleção brasileira foi eleito o melhor jogador do mundo, após conquistar o título mundial em 2013, no Sambódromo. Há 17 anos junto com Fernanda Lemberck, Rogério têm dois filhos: a Raíza, 19, e o pequenino Rafael, a alegria da casa, com três aninhos.

Rogério Corrêa pretende fazer um bom campeonato estadual, classificando a Lusa para à fase principal e consolidar de vez seu nome no mercado de técnicos. Com 38 anos, é um insulano bom caráter, amigo de todos, além de um profissional e técnico vencedor. A Ilha torce pelo seu sucesso. É Gente da Ilha!