Notícias

Roberto Lemos assume comando do Ciasc

Contra-Almirante veio de Portugal onde realizava curso de Oficiais Generais


18/03/2022 - Edição 2085

O comandante Roberto (centro) com a vereadora Tânia Bastos e o diretor do Ilha Notícias, Daniel Balbi
O comandante Roberto (centro) com a vereadora Tânia Bastos e o diretor do Ilha Notícias, Daniel Balbi

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), localizado no quartel da Marinha do Brasil, no Bananal, tem novo comandante. Trata-se do Contra-Almirante Roberto Lemos, que assumiu o lugar de Cláudio Leite. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na manhã de quarta-feira (16) com a presença de ex-comandantes, alunos da unidade, além de autoridades insulanas.  

Em sua despedida o ex-comandante Cláudio Leite, que vai assumir importante função no Estado Maior da Armada, fez questão de agradecer os militares que juntos conseguiram manter o Ciasc em pleno funcionamento mesmo diante de um cenário de instabilidade por conta da pandemia. Ele ainda aproveitou para reforçar o propósito e missão do Ciasc existentes desde 1955.  

— O Ciasc tem o propósito de formar militares. E fizemos isto com bastante louvor neste tempo que fiquei por aqui. Oficiais e praças foram capacitados para o exercício seja qual for a missão, na paz e na guerra, dos cargos, funções e incumbências inerentes aos quadros e especialidades dos Fuzileiros Navais. Agradeço também a sociedade insulana que se mostrou grande parceria da unidade — disse Cláudio Leite.  

A cerimônia de transmissão de cargo reuniu centenas de militares do complexo da Marinha, no Bananal

O novo comandante Roberto Lemos é natural de São Paulo e foi declarado Guarda-Marinha em dezembro de 1990. Ele chega de Portugal, onde estava realizando curso de Oficiais Generais. Dentro do seu currículo na Marinha do Brasil está o comando da Companhia de Apoio ao Desembarque; o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais; Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil, além de Chefe do Estado-Maior do Comando da Força de Fuzileiros de Esquadra.

— Chego com a missão de dar sequência ao trabalho do meu antecessor, sempre destacando a importância dos cursos e qualificações deste centro preparando para o planejamento e a execução de Operações Especiais de Fuzileiros Navais — afirma.  

Estiveram presentes na cerimônia de transmissão de cargo, diversas autoridades militares da Marinha do Brasil, a vereadora Tânia Bastos, o comandante do 17ºBPM Tenente Coronel Silvio Luiz, o inspetor da 11ªIGM Claudio Fraga, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Patrícia Salvador e o diretor-executivo do jornal Ilha Notícias, Daniel Balbi, entre outros convidados.