Notícias

Reunião debate sobre a cultura na Ilha

Evento contou com a presença do Secretário de Cultura e promotores culturais da região


04/06/2021 - Edição 2044

Uma roda foi formada para ouvir sugestões apresentadas pelos artistas da região
Uma roda foi formada para ouvir sugestões apresentadas pelos artistas da região

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Subprefeitura das Ilhas realizou na quarta-feira (2) uma reunião na Biblioteca Euclides na Cunha, no Cocotá, para ouvir dos principais grupos e representantes culturais da região sobre as ideia e demandas da cultura. O encontro contou com a presença do secretário da pasta, Marcus Faustini e da subsecretaria Ericka Gavinho, além do subprefeito Rodrigo Toledo e seu chefe de gabinete Marcelo Salim.  

Participaram representantes de diversos segmentos culturais da região, como o Polo Cultural, Soul Pixta, União da Ilha, igrejas, clubes, movimentos de danças, representantes de feiras livres, além do bicampeão do quadro Dança dos Famosos, Leandro Azevedo, entre outras pessoas. O secretário disse da sua disposição para ouvir e entender as principais demandas da região. Ficou definido a realização de um curso coordenado pela secretaria para ensinar sobre os procedimentos de inscrição nos editais públicos para os realizadores de eventos da região.  

— Foi um encontro bastante positivo. Pela primeira vez vi os olhos da prefeitura direcionados para a Ilha do Governador. É importante conhecer as demandas da região, que quem vive aqui sabe que é bastante rica culturalmente, mas precisa de incentivos para valorizar os artistas — comentou o insulano Johnny Lima, responsável pelo Grupo Teatral Se liga. 

A proposta para construção de um teatro para a Ilha foi colocada em discussão, mas a secretaria informou que no momento não seria possível, porque há outras áreas que precisam ser revitalizadas. O professor Juberto Santos, historiador da região, defendeu juntamente com outros grupos culturais, a criação de um museu da Ilha, que pudesse servir como ponto turístico da região. O secretario de Cultura gostou da ideia e pretende analisar a viabilidade. Houve, em consenso também com a ideia de criar um calendário de atividades de modo que as atividades culturais realizadas pelos grupos da região fossem integradas.   

— Gostei da ideia da secretaria de Cultura de ouvir os insulanos e entender as prioridades culturais da nossa região. Precisamos unir forças neste momento difícil. É preciso olhar com carinho para os monumentos históricos da Ilha, que se encontram abandonados, como a Pedra da Onça, a Ponta do Tiro, os mirantes. Tenho certeza de que juntos encontraremos bons resultados — analisa Juberto.  

Também ficou decidido que o aniversário de 455 anos da Ilha, que ocorre em setembro, entrará no calendário de eventos oficiais da prefeitura, tendo como marco zero o aniversário deste ano.