Notícias

Retrospectiva dos principais fatos do ano

Confira os principais acontecimentos de 2019


27/12/2019 - Edição 1969

O ano de 2019 foi marcado por momentos importantes na região da Ilha do Governador e o jornal Ilha Notícias e a retrospectiva dos principais fatos revelam os grandes acontecimentos do ano.

Logo em janeiro a troca do comando do 17º BPM trouxe a Ilha o Coronel Carlos Henrique, que veio do comando do 4º batalhão em Botafogo. Em fevereiro ele trouxe uma inovação importante na área policial que foi o Registro de Ocorrência Online. Por sua vez a prefeitura do Rio inaugurou um Centro Esportivo na Vila Joaniza, a pedido dos moradores.

No mês de março um assassinato brutal marcou a região. Um irmão matou e esquartejou a irmã Samura, despejando no mar os restos mortais que foram encontrados na Praia da Rosa. O assassino foi preso após alguns dias no Cacuia.

Já em abril um deslizamento de terra nas comunidades do Dendê e Boogie Woogie, após fortes chuvas, deixou em riscos dezenas de moradores. Alguns, que não têm para aonde ir, ainda vivem nos locais, mesmo sob risco de novos deslizamentos.

Em maio a União da Ilha anunciou Laíla como diretor de carnaval, fato que empolgou a tricolor insulana. No mesmo mês um operário morreu soterrado e outro ficou ferido em uma obra na Estrada do Galeão, após um deslizamento. Até hoje a obra está parada.

Em junho depois de 15 anos no comando das favelas da Ilha, Fernando Gomes de Souza, o Fernandinho Guarabu, foi morto próximo à comunidade do Dendê, após uma operação da PM. Com ele morreram Gilberto Coelho, o Gil; Antônio Eugênio, o Batoré; Paulo César, o Piu e Tiago Farias, o Logan.

Um latrocínio foi a péssima notícia de agosto. O empresário Carlos Silva, dono da tradicional papelaria Toca da Ilha foi assassinado na calçada a poucos metros da sua loja, quando se dirigia para casa após um dia de trabalho. Ele levou dois tiros e até hoje o crime continua sem elucidação.

Em setembro a Aeronáutica comunicou a estadualização do Colégio Brigadeiro Newtom Braga. O fato provocou indignação de alunos e professores. A ordem foi revertida e o colégio continua sob gestão da Aeronaútica.

Em outubro foi anunciado o lançamento da Linha LCDE 32, que liga a Ilha à Zona Sul, animou os insulanos. Viagens que necessitavam de dois transportes, agora, é feita apenas com um.

Em novembro, na viagem do Flamengo para Lima, no Peru, para disputar a Taça Libertadores, uma multidão de torcedores rubro negros tomou conta da Ponte Velha e o trânsito parou no acesso à região.

Em dezembro a fuga de mais de 30 detentos do Degase, no Galeão, deixou moradores assustados. A tradicional Festa da Chegada de Papai Noel de Helicóptero, realizada pelo Ilha Notícias reuniu cerca de 5 mil pessoas no Estádio Luso-Brasileiro, com diversas atrações e salto de paraquedas. Mais uma vez foi um sucesso!