Notícias

Restrições para conter avanço da Covid

Neste sábado, todas as pessoas acima de 78 anos podem se vacinar


05/03/2021 - Edição 2031

O prefeito Eduardo Paes anunciou medidas para diminuir contágio
O prefeito Eduardo Paes anunciou medidas para diminuir contágio

Em decreto publicado no Diário Oficial do município, a prefeitura anunciou novas medidas restritivas cujo objetivo é frear o avanço da Covid-19 e a circulação de novas variantes vírus na cidade. Dentre as novas regras, está a proibição de circulação de pessoas em qualquer lugar do Rio das 23h às 5h a partir desta sexta-feira (5) com validade até o dia 11 de março.

Com este novo decreto, bares e restaurantes só poderão funcionar, durante semana, entre 6h e 17h com 40% de ocupação. As praças de alimentação de shoppings centers também vão se enquadrar nessas novas medidas. A limitação de atividades comerciais está prevista nas praias da Ilha e vai afetar o funcionamento das feiras livre, especialmente neste fim de semana, na Ribeira e no Cacuia. Eventos, apresentações, boates e casas de festas não poderão funcionar neste período de restrição mais dura.

— A gente toma medidas que valem por uma semana para tentar conter os casos. Se conseguirmos estancar, a gente evita mortes. São medidas de transição para evitar que tenhamos que tomar medidas mais duras — disse Paes, em entrevista coletiva.

Todos os postos de vacinação vão funcionar durante o sábado

A tomada de decisão do município com aplicações de medidas mais rígidas aconteceu após divulgação de uma nota técnica da Fiocruz que apontava agravamento da pandemia. O sistema de monitoramento da prefeitura apontou no início da noite de quarta-feira (3) que não havia mais vagas de UTI no Hospital Evandro Freire, uma das principais referências de atendimento para Covid-19 da região. “As restrições que alguns consideram hoje, muito radicais, elas estão sendo tomadas para que decisões duras de verdades, radicais de verdade não sejam tomadas”, concluiu Paes.

Enquanto a prefeitura tenta frear o avanço do coronavírus em curto prazo, o calendário de imunização de março já foi anunciado. Esse anúncio foi possível após recebimento de um cronograma de entregas da vacina do Ministério da Saúde e Governo do Estado. Nesta sexta e no sábado (6) poderão se vacinar pessoas com 78 anos. Já na segunda e terça que vem, é a vez das pessoas com 77 anos. A previsão é chegar ao sábado (13) com todos os cariocas acima de 75 anos vacinados e ao fim de março com as pessoas acima de 67.

— Amigos e famosos estão morrendo por causa desta doença e eu com essa idade consegui tomar a vacina para me resguardar é especial. Estou revigorada — disse a aposentada Maria da Luz, de 79 anos, que foi a Clínica Wilma Costa.