Notícias

Restaurantes voltam a abrir ao público

Medidas de flexibilização incluem distanciamento de mesas e uso de máscaras


10/07/2020 - Edição 1997

No Planeta da Ribeira o distanciamento correto entre as mesas garante a proteção
No Planeta da Ribeira o distanciamento correto entre as mesas garante a proteção

Obedecendo a nova fase do plano de flexibilização da quarentena, divulgado pela Prefeitura do Rio na quinta-feira (2), muitos bares e restaurantes da região voltaram a funcionar de maneira presencial com metade da ocupação. As academias de ginástica também foram reabertas limitadas a um terço de sua capacidade, além da autorização para a volta das atividades individuais na areia das praias. Todos esses serviços estão condicionados a procedimentos sanitários que vão ao encontro das Regras de Ouro, criadas pelo município, para evitar a propagação da Covid-19.

Durante o início da semana, os restaurantes da Ilha buscam de modo rápido se adaptar as flexibilizações ainda durante o período da pandemia do coronavírus. A maioria dos estabelecimentos está obedecendo às recomendações da prefeitura organizando mesas com distanciamento de dois metros entre elas, disponibilidade de álcool em gel para os clientes, assim como o uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários, só sendo permitida a retirada pelos clientes durante as refeições. A música ao vivo, em um primeiro momento, segue proibida.

Este pacote de recomendações libera o consumo de bebidas alcóolicas somente em espaços abertos. Com isso, a ocupação de calçadas e estacionamentos está autorizada. Os bares e restaurantes só podem ficar abertos até 23h. O tradicional Restaurante Zamak, localizado no Jardim Carioca, reabriu adotando as medidas oficiais estabelecidas. O proprietário José Felipe, mais conhecido por Almeida, garante os cuidados com a saúde dos clientes e a limpeza das dependências do restaurante.

O uso de luvas, máscara e protetor facial pelo funcionário é obrigatório no Zamak

— A segurança do cliente no Zamak vem em primeiro lugar. As pessoas podem confiar que o máximo de esforço está sendo feito para garantir o conforto e comodidade de sempre oferecido por nós e, é claro, com atenção redobrada a higienização do restaurante e todas as regras estabelecidas – conta Almeida.

O Polo Gastronômico da Ribeira é outro local que está reaquecendo e voltando à normalidade aos poucos. A reportagem do Ilha Notícias esteve na quarta-feira (8), durante o horário do almoço, nos restaurantes, Galeto da Ribeira e Planeta da Ribeira e notou que as regras estão sendo cumpridas com rigor e os clientes seguindo as recomendação de distanciamento e uso de máscara obrigatório. A tendência é de que todos os restaurantes e quiosques da Ilha voltem a funcionar nos próximos dias, dependendo é claro das avaliações dos proprietários, das autoridades e queda nos casos de contaminações e mortes pelo coronavírus.