Notícias

Renato é a Ilha no Pan-Americano

Atleta de remo do Flamengo vai defender o Brasil durante competição internacional


26/07/2019 - Edição 1947

O atleta insulano vai à Lima, no Peru, em busca da medalha de ouro no remo
O atleta insulano vai à Lima, no Peru, em busca da medalha de ouro no remo

Os Jogos Pan-Americanos, considerado o maior evento esportivo das Américas, começaram na quarta (24), em Lima. Entre os 486 atletas do Brasil que estarão em ação na capital do Peru está o insulano Renato Cataldo, de 29 anos, em busca do ouro para o país e para a Ilha do Governador nas categorias 4- peso leve sênior e 8+ sênior aberto de remo. Experiente, o remador conquistou ao longo da carreira mais de 20 medalhas de ouro entre campeonatos estaduais, brasileiros e mundiais.

Cataldo foi criado, junto com os irmãos nas ruas do entorno da Praça do Coreto, no Cacuia. A morte prematura do pai e a necessidade da mãe sair para trabalhar logo nas primeiras horas do dia, fez com que ele ficasse mais tempo na rua brincando do que em casa. A identificação de Renato com o esporte veio à convite de prima Kissya Cataldo, remadora do Vasco da Gama, medalhista de bronze nos Jogos Sul-Americanos de 2006.

— A Ilha sempre foi o meu lugar, a região que eu nasci e que conheço todas as ruas, becos e vielas. Passei muito tempo da minha infância nas ruas do Jardim Carioca e Cacuia. O remo é importante na minha vida, pois me deu o rumo que deveria seguir. Às vezes, a rua te ensina algumas coisas perigosas e o esporte veio em boa hora, aos meus 12 anos.

Renato visitou o Espaço Ilha Notícias do Ilha Plaza

Kissya levou Renato para as aulas na escola Vasco da Gama de Remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas e ele gostou. Começou a levar a sério, como profissão. E aos 18 anos disputou o primeiro Mundial Júnior, na Áustria, conquistando importantes medalhas.

O tempo passou e após muitas vitórias no Vasco, Renato tornou-se atleta profissional de remo do Flamengo e é sargento da Marinha do Brasil, através do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Atualmente, em preparação para os Jogos Pan-americanos ele acredita na possibilidade de conquistar a tão sonhada medalha de ouro.

— Estou ansioso para que comecem as regatas. Quando a gente se prepara bem para uma prova ou um concurso, quer que ele comece o quanto antes. No meu caso também é assim. Eu e meus companheiros nos dedicamos demais nestes seis meses de preparação. Tivemos acompanhamento de alto nível e tenho certeza que conseguiremos alcançar nossos objetivos.

Boa viagem, Renato Cataldo e boa sorte. A Ilha torce por você.