19/04/2024 - Edição 2194
Na história recente do 19º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), o major-bombeiro insulano, Rafael Barreto, ocupa uma posição de destaque. Prestativo, destemido e dedicado são alguns das virtudes do subcomandante administrativo e operacional da unidade, que possui mais de sete décadas de serviços prestados a comunidade insulana.
De acordo com Rafael, a influência de seus pais foi fundamental em sua formação. Seu pai, Ronaldo Barreto, um aeroviário querido por todos na Ilha, ensinou a importância das relações interpessoais e do respeito mútuo. Sua mãe, Marilene de Mendonça, uma respeitada professora do antigo Colégio Óperon o incentivou a valorizar os estudos e o conhecimento.
— Lembro com carinho da minha infância. O futebol na rua com meus amigos, os tempos de lazer da saudosa Área de Lazer da Varig, um tempo bom, que vivi muito bem e lembro com bastante carinho. Não posso esquecer do Colégio Óperon. Instituição que entrei na alfabetização e apenas saí quando concluído o ensino médio. Fiz amizades que cultivo até hoje — disse Rafael.
O desejo de se tornar bombeiro surgiu naturalmente ao passar diariamente em frente ao 19º GBM a caminho da escola. “Sempre me despertava a curiosidade, mas nunca tive a oportunidade de conhecer internamente a rotina de bombeiro. Eu estava estudando para Engenharia, quando fiquei sabendo do concurso de oficial para bombeiro e me inscrevi. Foi a melhor decisão da minha vida”, afirma Barreto.
A escolha de Rafael foi recebida com orgulho por sua família e amigos. Em 2004, ele ingressou na Academia de Oficiais em 2004, onde enfrentou treinamentos rigorosos, que o preparou não apenas tecnicamente, mas emocionalmente para os desafios da profissão. Desde então, Rafael participou de operações de resgate e socorro de grande escala, como os desastres na Região Serrana, em 2011, e em Petrópolis, em 2022.
Mas é no 19ºGBM, servindo a sua comunidade insulana, onde cresceu e tem raízes profundas, que está a motivação de Rafael Barreto ao mesmo tempo que é uma fonte de grande responsabilidade. Ele valoriza a confiança e o carinho dos insulanos e os seus esforços são para corresponder às expectativas dos insulanos.
— É uma honra servir por mais de 17 anos na região em que nasci, tenho família e amigos. A responsabilidade é grande por conta do afeto pela Ilha, mas trabalho forte diariamente para corresponder às expectativas dos meus conterrâneos — disse.
Além de seu compromisso profissional, Rafael é um homem de família, casado com Karina, também bombeira, e pai de duas filhas, Manuella e Maria Júlia. Nos momentos de folga, compartilha seu amor pelo Flamengo e pela Lusa.
Rafael Barreto personifica o espírito de serviço e dedicação dos bombeiros, sendo não apenas um profissional exemplar, mas também um verdadeiro filho da Ilha. Sua história é um testemunho inspirador de como um sonho de infância pode se transformar em uma carreira nobre e gratificante, enraizada no amor pela sua terra.
Rafael é Gente da Ilha!