Notícias

RIOgaleão da exemplo de sustentabilidade

Aeroporto já destinou 7.280 ton de resíduos para reciclagem


06/08/2021 - Edição 2053

O descarte adequado de resíduos ajuda na expansão das áreas verdes
O descarte adequado de resíduos ajuda na expansão das áreas verdes

Trabalhando para minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente da região, a concessionária RIOgaleão tem desenvolvido diversas iniciativas sustentáveis, desde 2014. Uma dessas ações é o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que já destinou um total de 7.280 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas e recicladores. Mesmo diante da pandemia, o resultado se manteve expressivo, chegando a um aumento de 55% a partir de julho de 2020.  

Esta ação tem como principal objetivo direcionar de forma adequada os diversos tipos de resíduos gerados ao redor do sítio aeroportuário, promovendo a sustentabilidade e diminuindo os impactos sobre o meio ambiente, importantes pilares observados pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim. Também, no período iniciado em julho de 2020 até abril deste ano, a concessionária encaminhou 6.883 toneladas para compostagem, processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobra de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros, que são transformados em adubo, minimizando a pressão sobre os aterros sanitários da cidade.  

— Os resultados positivos conquistados ao longo dos últimos meses são fruto do nosso comprometimento com a sustentabilidade. Nossas ações são perenes, e contam com o apoio de toda a comunidade aeroportuária. Queremos mostrar que é possível conduzir o negócio de forma sustentável e com respeito ao nosso planeta — afirma Karen Shigueno, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do RIOgaleão.  

Por investir na promoção desta consciência ambiental, a RIOgaleão conquistou importantes reconhecimentos nacionais e internacionais. Em 2019, a concessionária recebeu o Selo ANAC Aeródromo Sustentável Avançado, consagrando o aeroporto como um dos mais avançados em sustentabilidade em todo o Brasil. Também, pela ANAC, recebeu Menções Honrosas pelo projeto Conexão Rio Escola e o Programa de Treinamento Socioambientais, que visa a conscientização ambiental da comunidade ao redor, através de treinamentos constantes sobre a importância de ações individuais em prol do meio ambiente.  

— Neste período, fortalecemos a conscientização da comunidade aeroportuária promovendo treinamentos e capacitações quanto aos procedimentos adequados de descarte de resíduos. Esta prática nos ajudou a atingir percentuais significativos de reciclagem no aeroporto. Trabalhamos continuamente na busca por melhores alternativas para a destinação dos resíduos, tentando ao máximo otimizar este descarte — finaliza Karen Shigueno.