Notícias

Projetos oferecem atividades de artes

Academia Brasileira de Belas Artes inaugura sede na Ilha


27/08/2021 - Edição 2056

Evento do projeto Feliz Idade contou com a presença de autoridades locais, artistas e dirigentes da academia
Evento do projeto Feliz Idade contou com a presença de autoridades locais, artistas e dirigentes da academia

A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) atua no desenvolvimento da arte em todo o país e em sua sede localizada na Rua Capitão Barbosa, no Cocotá, realiza diversos projetos gratuitos para promover a arte na região. 

Praticamente toda semana a academia desenvolve alguma atividade para públicos diferentes. No entanto, um que tem mais destaque é o projeto “Feliz Idade”, que oferece oficina de artes para idosos. A atividade é realizada mensalmente no primeiro sábado, e no último dia 7 aconteceu a aula inaugural do projeto em frente à sede da entidade com a participação de dezenas de idosos. 

O projeto Feliz Idade, da ABBA também promove oficinas de pintura para crianças em praça pública. Já o projeto “Arte Livre”, acontece nos terceiros sábados do mês. No último dia 21 o evento foi realizado no Aterro do Cocotá. Os projetos são acompanhados e orientados por artistas plásticos e acadêmicos convidados pela ABBA, ao final todos que concluírem a atividade recebem um certificado de participação. 

Para a presidente Vera Gonzalez, os projetos têm sido um sucesso e a entidade vai continuar trabalhando em mais atividades no sentido da promoção artística. 

— Os projetos estão sendo muito positivos. A gente conseguiu levar luz para muitas pessoas com as nossas atividades, sobretudo aos idosos. Muitos deles precisaram ficaram confinados por muito tempo devido à pandemia da Covid-19 e viveram momentos de alívio durante as oficinas — afirma Vera, lembrando também do apoio recebido durante as atividades — Tivemos uma ótima receptividade dos insulanos, que nos receberam de braços abertos. Uma prova disso é que durante os eventos, muitas pessoas se interessaram em participar. Nos eventos, que deveriam ser para crianças e idosos, participaram pessoas de todas as idades! 

Outro projeto desenvolvido na Academia é o “Novos Talentos”, cujo objetivo é trazer todo mês um artista em início de trabalho para expor suas obras de arte. Nesta semana, está acontecendo a exposição da artista Norma Cali, de 73 anos, que recentemente ingressou no universo da pintura em aquarela. 

— A aquarela é um mundo completamente novo e que estou adorando descobrir. Tem sido um aprendizado muito bacana e que desejo explorar ainda mais. E aqui na Ilha do Governador temos paisagens muito bonitas e que são ótimas fontes de inspiração. Com certeza essas paisagens vão parar nas minhas telas! — brinca Norma.