19/05/2023 - Edição 2145
Um projeto liderado pelo professor Anderson Fumaça tem promovido a inclusão e socialização através das artes marciais na região. A ação oferece aulas gratuitas de boxe e jiu-jitsu para crianças, adolescentes e adultos e já impactou a vida de diversos insulanos.
O projeto foi criado por Anderson em 2021. Anderson conta que a motivação foi dar uma oportunidade aos mais jovens para que pudessem mudar suas vidas através da luta.
— Comecei a lutar com 17 anos e foi graças a oportunidade que o professor Puruca me deu na época. Na época, eu não tinha muita expectativa na vida e poderia ter seguido um caminho ruim. Mas depois que conheci a luta eu abracei essa oportunidade e pude seguir um caminho melhor. Hoje quero dar a outras pessoas essa mesma oportunidade que me foi dada — conta Anderson.
Atualmente, o projeto conta com mais de cem alunos de diferentes idades, desde os 5 aos 54 anos. Anderson conta que diversos participantes já estão se destacando em competições de boxe e jiu-jitsu. Entretanto, mais importante que o desempenho esportivo, ele considera fundamental a socialização que o projeto promove.
— Nosso projeto funciona com esse propósito de resgatar essas pessoas. Vejo que muitos jovens nas comunidades ficam ociosos em um ambiente que é ruim, e eu vejo que as artes marciais são muito benéficas à elas. É um caminho que pode ser seguido por qualquer um e dessa forma eu tento ajudar o máximo de pessoas possíveis — afirma Anderson.
As aulas de boxe e jiu-jitsu acontecem na comunidade do Bancários às segundas, quartas e sextas; na comunidade do Boogie Woogie, de segunda à sexta; no Tauá, na Rua Caricé, às terças e quintas; e na Freguesia, na Rua Taquatinga, às segundas, quartas e sextas. Mais informações: 98029-4197.