25/07/2025 - Edição 2260
Para Rafael Emílio, a luta vai muito além do ringue e do tatame. O professor de artes marciais ajuda dezenas de crianças na comunidade da Serra Morena através do seu projeto social de Muay Thai e, mais recentemente, de Jiu-Jitsu. Há mais de dez anos, Rafael se dedica a dar aulas de graça, transformando o esporte numa ferramenta potente pra incluir e ajudar jovens de comunidades insulanas.
Rafael sabe bem o que é ter uma oportunidade. "Eu competia no Muay Thai e sempre participei de projeto social porque não tinha dinheiro para pagar mensalidade", ele conta. Como atleta, Rafael é multicampeão de Jiu-Jitsu pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu) e IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro). No último dia 11 de julho, ele foi campeão em sua categoria e absoluto no Rio Winter International Open 2025, um dos maiores eventos de Jiu-Jitsu do país.
Foi essa experiência que o faz querer retribuir. O professor dá aulas de Muay Thai e Jiu-Jitsu para jovens. As aulas acontecem na Associação de Moradores da Comunidade da Serra Morena. Hoje, o projeto atende 80 alunos de várias comunidades da Ilha. Para Rafael, o segredo de fazer um projeto social crescer é ser um exemplo.
- Decidi montar um projeto social para retribuir tudo o que fizeram por mim. Graças a Deus, tenho mudado muitas vidas com o esporte. Meu intuito não é ganhar dinheiro, quero que as crianças tenham uma boa referência para se espelhar e o esporte para guiá-las – explicou Rafael.
As aulas de Muay Thai, que são de graça, acontecem às terças e quintas, com turmas das 20h às 21h e das 21h às 22h. E o apoio vai além do ensino. Rafael cede o material completo para os alunos treinarem. Já o projeto de Jiu-Jitsu, com a equipe IBCC, começou este ano, em março, e está crescendo. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, às 19h.
- Procuro ser um exemplo para os meus alunos. É um sentimento recíproco, enquanto ajudo a transformar a vida deles, eu também treino, busco evoluir e eles ajudam a transformar a minha vida – disse o professor.
Com o intuito de atrair mais alunos, o professor organiza aulões de Muay Thai na Praça Jerusalém, na Praia da Bica. Essa prática acontece pelo menos uma vez por mês, no período da noite. Para mais informações, acompanhe o projeto nas redes sociais. O Instagram é @rafa_muay_thai_ilha.
Projeto gratuito promove socialização e inclusão através do esporte
Aulas na Colônia Z-10 promovem a inclusão através do esporte
Professor Anderson Fumaça realiza ação gratuitamente