Notícias

Projeto ensina a arte do graffiti

Grafiteiros e trupe de palhaços alegram crianças da Praia da Rosa e João Teles


03/09/2021 - Edição 2057

Artistas, crianças e o presidente Ilton durante o evento na Praia da Rosa
Artistas, crianças e o presidente Ilton durante o evento na Praia da Rosa

Crianças e adolescentes das comunidades da Praia da Rosa e da João Teles tiveram o domingo, dia 29, voltado para a cultura de rua através da arte do grafite. A ação desenvolvida nas localidades faz parte da exposição “Gentileza – O Rio do Amanhã”, da UIA2021 Rio Expo, feira oficial do 27º Congresso Mundial de Arquitetos organizada pela VMS Eventos. Os grafiteiros insulanos Lucca Calu e Ju Angelino, artistas do projeto, foram os responsáveis por ensinar a técnica e a cultura do grafite para a nova geração durante as oficinas de prática de pintura com spray e workshops.  

A parceria do presidente da Associação de Moradores da Praia da Rosa e Sapucaia, Ilton Rosa com Evandreza Henrique e a VMS Eventos possibilitou realizar uma movimentada oficina de grafite para as crianças da comunidade. O evento ainda contou com a presença da trupe dos palhaços do Churumello Circus, que realizaram brincadeiras lúdicas com as crianças e contribuíram com a oficina de grafite, que tinha como objetivo final a pintura do muro localizado na entrada principal da comunidade da Praia da Rosa.  

— Este tipo de evento é importante para estimularmos a presença cultural dentro das comunidades, principalmente entre as crianças, que são o futuro do país. Por meio da arte, crianças e adolescentes conseguem desenvolver a criatividade, e expressar livremente suas emoções. A arte tem que ser vista e entendida como uma ferramenta de transformação social. Foi, sem dúvidas, um dia especial para mim — afirma Ju Angelino.  

Ju Angelino orienta crianças com técnicas de graffiti

A alegria e o sorriso, de acordo com o presidente Ilton Rosa, esteve estampado a todo momento no rosto de cada criança, que pôde se divertir, juntamente com seus pais, neste momento ainda difícil de pandemia. 

— É gratificante poder levar cultura e diversão para nossas crianças. Que a cultura seja a verdadeira arma para a melhoria de nossa comunidade. Foi um domingo onde a favela recebeu cultura, alegria. O sentimento é de gratidão. Agradeço demais aos grafiteiros, vem mais coisa boa por aí — anuncia Ilton.  

Sempre de olho na importância da sustentabilidade e na responsabilidade com o meio ambiente, todas as latas de spray e tinta utilizadas na oficina tiveram por parte dos organizadores, um descarte correto, dentro do processo de sensibilização e educação ambiental às crianças.