Notícias

Projeto Verde Ilha planta 64 mudas

Dia da Árvore é comemorado com ações sócio-ambientais na Freguesia


27/09/2019 - Edição 1956

Grupo que participou da ação de plantio se reuniu na praça Calcutá, na Freguesia // Foto: Wellington Jorge
Grupo que participou da ação de plantio se reuniu na praça Calcutá, na Freguesia // Foto: Wellington Jorge

Em comemoração ao Dia da Árvore os coordenadores do Projeto Verde Ilha promoveram na orla da Freguesia e na Praça Calcutá, diversas ações sócio ambientais, entre elas o replantio de 64 árvores nativas, com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a natureza. O evento foi realizado na manhã chuvosa do sábado 21 e contou com a presença de grande número de moradores da região.

O Projeto Verde Ilha é coordenado pelos insulanos Celso Cajal, Marcos Calvano e Sidney Junior, e as ações do grupo é melhorar a arborização da região, integrando os moradores com o conceito de responsabilidade socioambiental. A ideia, a longo prazo é plantar três mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em diversos bairros da Ilha do Governador.

— Desde o início nossa vontade é envolver os moradores da região com o objetivo de cuidar da natureza. Queremos despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e colaborar com a formação de indivíduos preocupados com os problemas ambientais. A Ilha representa uma importante área da cidade e precisamos cuidar bem dela — disse Cajal.

A Cedae distribuiu mais de 200 mudas de ipê

O evento contou com a participação da vereadora Tânia Bastos e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo André, que elogiou a iniciativa. “Quando soube que haveria esta ação na região, apesar de tantas outras que estão sendo desenvolvidas na cidade, quis priorizar a Ilha pois sabemos a força que o povo insulano possui”.

Durante o evento, a Cedae entregou cerca de 200 mudas de Ipê para a população, junto com instruções sobre a importância do meio ambiente. Alunos da Faculdade Cnec — Lemos Cunha, participaram do evento realizando mutirão de limpeza nas areias da praia e recolheram materiais como pontas de cigarros, plástico, vidro e seringas usadas. Diversas personalidades da Ilha como Carla Pereira, Wagner Victer, Ito Melodia, Daniel Balbi e Márcio Pimenta, entre outros, estiveram na Freguesia apoiando o evento.