Notícias

Projeto Bairro Seguro já atua no Village

PM faz reunião com moradores e explica as ações de combate ao crime


25/06/2021 - Edição 2046

Os policiais do 17º BPM apresentaram o programa e ouviram sugestões de moradores durante a reunião no Brazuca Bar, no Village
Os policiais do 17º BPM apresentaram o programa e ouviram sugestões de moradores durante a reunião no Brazuca Bar, no Village

Policiais do Programa Bairro Seguro, do 17º BPM, realizaram na última terça (22) uma reunião no Village para apresentar o projeto à população e como ele será executado na Portuguesa. Durante a reunião, foram debatidas demandas locais, sugestões e ideias para que a polícia possa melhorar a segurança na região, caracterizada por ser um bairro residencial. 

O encontro foi realizada na parte externa do Brazuca Bar & Restaurante e contou com a presença de dez síndicos de condomínios da Portuguesa, representantes de ruas sem saída, comerciantes locais, além do subprefeito das Ilhas Rodrigo Toledo. 

De acordo com o Oficial de Ligação do projeto na Ilha, o 1º Tenente Jouberth, um dos objetivos do Programa Bairro Seguro é buscar a proximidade e fortalecer o trabalho conjunto da Polícia Militar com os moradores. E para garantir esse contato direto com a população, uma das medidas do 17º BPM tem sido a criação de grupos de WhatsApp no qual moradores podem compartilhar informações de ocorrências que estejam acontecendo no bairro. 

— A participação ativa da população é fundamental para o sucesso do programa, pois é ela que vai nos orientar. É com base nos registros, nos chamados pelo grupo de WhatsApp e pelo telefone funcional que vamos saber qual é a melhor forma de agir, o que precisa ser melhorado e onde devemos centrar o nosso planejamento. Esse retorno é de suma importância — explicou Jouberth. 

Durante a última semana, o Programa Bairro Seguro já atuou em algumas ocorrências na região. Uma delas foi uma tentativa de roubo de carga na Rua Saturnino de Brito Filho, na Portuguesa. A guarnição do Bairro Seguro conteve o crime em menos de três minutos após ser acionada. 

A síndica Simony Soares, do Condomínio das Acácias, comemorou a chegada do projeto no bairro e espera que o reforço policial garanta maior segurança, sobretudo em relação a assaltos à pedestres.  

— A expectativa é a melhor possível para que o projeto funcione e consiga dar toda a atenção sobretudo para essa região do Village. Aqui temos muitas ruas escuras, e isso tem gerado um clima de insegurança para o morador que vai a pé para o shopping ou para a padaria, por exemplo. Agora a gente espera que a presença da polícia iniba essas ações criminosas na Portuguesa — disse Simone, completando. — O crime é organizado. Então a nossa melhor forma de combatê-lo é com união, e nos aproximando do 17ºBPM.