Notícias

Projeto Aldeya evolui para Aerotrópole

Conceito é criação de vários polos de negócios em torno do aeroporto


23/02/2024 - Edição 2186

O projeto Aldeya Life Park localizado na Estrada do Galeão junto à Avenida 20 de Janeiro, única via de acesso ao aeroporto, evoluiu para o inovador conceito urbanístico de Aerotrópole. A estratégia é reunir clusters de negócios que ganham tração pela conexão e os fatos positivos decorrentes do aumento significativo de voos no aeroporto do Galeão 

De acordo com executivos da empresa de engenharia Technion, responsável pela gestão do projeto Aldeya, a criação de uma Aerotrópole está sendo executada nos melhores moldes daquelas em funcionamento nos EUA, Europa e Ásia, porém, com qualidades que vão torná-la exclusiva.  

O conceito de Aerotrópole, refere-se à criação de vários polos de negócios, comerciais e industriais em torno de um aeroporto, explorando potencialmente suas características únicas. Uma delas é a conexão direta com a Baia de Guanabara, fato que possibilita o desenvolvimento da “Economia do Mar” e “Economia Azul (circular)”, tendência dos maiores centros de estudo mundiais.   

Os pilares básicos da Aerotrópole insulana serão: Educação e Saúde, ambos embasados em Inovação e Sustentabilidade. Cada atividade iniciada com a Educação, proporcionará a sua aplicabilidade no local. A Saúde com foco em atendimento e pesquisa será o grande destaque do projeto.  

De acordo com engenheiros e arquitetos do Aldeya, faz oarte do projeto a ligação aquaviária entre os aeroportos do Galeão e o Santos Dumont, cujo terminal será dentro do Aldeya. O planejamento de instalação do transporte aquaviário está avançado e deverá ser licitado pela prefeitura ainda em março. 

Será instalado no Aldeya um sistema de saúde referencial em pesquisas médicas e farmacológicas bem como atendimento geral. É o programa TransplantAR que tornará o Hospital Escola em um centro de referência nacional de transplantes e operações de salvamento.  

— O Aldeya também será privilegiado com uma rede de ensino completa, do fundamental até as especializações de pesquisa de mais alto nível, passando por todos as etapas educacionais e profissionalizantes — explica André Bendavit, um dos fundadores e sócio do Aldeya Life Park.  

A ideia é permear todas as operações com extensas áreas de lazer contendo parques educacionais e de diversão, anfiteatro e as melhores referências comerciais e gastronômicas. Todos os sistemas serão providos de completa estrutura hoteleira com centro de convenções e acomodações para estudantes e professores. 

Instituições especializadas e empresas privadas nacionais e internacionais estão interessadas em participar do empreendimento diante da condição única a ser explorada em um sítio aeroportuário com uma zona especial de negócios e de entreposto alfandegado.