Notícias

Programa Bairro Seguro chega à Ilha

Projeto deve iniciar nas próximas semanas e 17º BPM receberá policiais treinados


08/01/2021 - Edição 2023

A Portuguesa foi beneficiada com o início do projeto
A Portuguesa foi beneficiada com o início do projeto

Os bairros da Portuguesa e Jardim Guanabara vão ganhar nas próximas semanas, o programa Pamesp Bairro Seguro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar (PM) cujo objetivo é atuar preventivamente como complemento ao policiamento ostensivo já realizado pelo 17ºBPM. Este novo projeto faz parte de um plano estratégico da corporação que estabelece como meta prioritária o policiamento de proximidade.

O comandante do 17ºBPM, Tenente Coronel Valentim, foi o principal responsável pela articulação para a chegada do programa Bairro Seguro na região, que pode ser considerado uma versão mais econômica do programa Segurança Presente, impossibilitado neste momento por conta da linha de austeridade financeira do Governo do Estado.

Valentim será o responsável por coordenar o programa

O novo programa é focado na prevenção e colaboração comunitária, visando ampliar a sensação de segurança. Os novos policiais do Bairro Seguro serão responsáveis por estabelecer contato permanente com moradores, comerciantes e entidades civis comunitárias em geral, por isso o projeto é baseado em um policiamento de proximidade. A ideia é conseguir, além de uma integração maior com todos moradores do bairro, o acesso a informações sobre demandas locais na área de segurança diminuindo a burocracia na comunicação entre as partes.

— A chegada deste programa vai nos permitir ainda mais fôlego na intenção de conseguir policiar toda a área da Ilha do Governador e prover uma maior sensação de segurança a todos. Vamos conseguir dar um maior dinamismo ao policiamento — afirma o comandante, que pretende estender o programa em outros bairros da região.

Com a implantação do programa, o 17ºBPM vai ganhar mais policiais militares no seu efetivo. Serão agentes capacitados para atuar nos bairros com braçadeiras de identificação do programa e veículos adesivados com faixa azul e o símbolo do Bairro Seguro, além da identificação do 17ºBPM. Os policiais vão atuar em duplas de 24h por dia.

O novo programa não substituirá a atuação dos setores de radiopatrulha, acionado pelo serviço 190. As equipes do Bairro Seguro deverão atuar na área de cobertura indicada pelo comando do 17ºBPM.