Notícias

Prefeitura flexibiliza restrições mais rígidas

Bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes podem abrir até às 21h


09/04/2021 - Edição 2036

A vacinação segue aos sábados no posto drive thru do Fundão
A vacinação segue aos sábados no posto drive thru do Fundão

A partir desta sexta-feira (9) entra em vigor o novo decreto da prefeitura que flexibiliza algumas medidas após quatorze dias de restrições mais rígidas classificada pelo município como “pausa emergencial” cujo objetivo era desafogar a pressão sobre a rede hospitalar e reverter o colapso sanitário na cidade. Na Ilha, embora os números de casos tenham voltado a crescer em comparação a semana passada, com mais 194 novos casos confirmados, houve uma queda no movimento dos hospitais e de pessoas circulando nas ruas da região.

Com a flexibilização das restrições, os bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques das orlas da Ilha, poderão voltar a funcionar com atendimento presencial restrito observando a metade da capacidade do estabelecimento até às 21h. Após esse horário, apenas o sistema delivery estará liberado. O comércio em geral volta a funcionar no horário entre 10h e 18h. As lojas do Ilha Plaza Shopping, dos centros comerciais e galerias, podem funcionar no mesmo critério do comércio de rua. O cinema também está liberado de acordo com o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, com horário de 12h às 21h.

— A decisão do Rio e Niterói foi assertiva. Na capital, a adesão tem sido boa, bastante razoável, mas só teremos certeza dos seus impactos sobre a rede hospitalar nos próximos dias. O isolamento na cidade está se aproximando do nível de 60%, onde já se encontram outras capitais que conseguiram reduzir consideravelmente o número de casos. O índice nestas cidades que tiveram isolamento neste nível, chegou a cair de 20% a 40% em duas semanas após a adoção das medidas — diz o sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos.

Comitê de Saúde da prefeitura avalia situação do município

Continua proibido no munícipio a permanência na areia da praia, comércio de ambulantes, funcionamento de boates, eventos, parques e cachoeiras, rodas de samba, além de feiras e exercícios coletivos. Atividades físicas individuais seguem liberadas. O calendário de imunização segue sem alteração. Os postos de saúde da região estão mantendo a vacinação por faixa etária e por gênero. Nesta sexta, é a vez de mulheres com 64 anos serem imunizadas com a primeira dose. No sábado (10), ocorre a repescagem para todas as pessoas independente de gênero com 64 anos ou mais.

— Graças a Deus mais uma etapa foi cumprida e agora posso dizer que venci esse vírus. Tomei a segunda dose da vacina na segunda-feira (5), na Clínica da Família Wilma Costa, no Cocotá, onde fui muito bem atendida — conta Maria de Lourdes, 77 anos, insulana do Jardim Guanabara.