Notícias

Prefeitura cria Corredor Exclusivo na Linha Vermelha

Medida visa facilitar o acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto


26/01/2024 - Edição 2182

Após a prefeitura promover uma série de medidas para resgatar o movimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, uma questão foi levantada pela população: como o trânsito iria fluir com o aumento de passageiros? E para otimizar o fluxo de tráfego em direção ao Aeroporto do Galeão, a prefeitura do Rio implementou o corredor exclusivo na Linha Vermelha. A iniciativa visa proporcionar uma rota mais eficiente e rápida para os motoristas que se dirigem ao complexo aeroportuário e, consequentemente, à Ilha do Governador. 

Com a implementação desse corredor, os condutores que trafegam no sentido Aeroporto terão acesso exclusivo para a região. Segundo à Cet-Rio, o corredor foi implementado com objetivo de ordenar o trânsito na Linha Vermelha, sobretudo no trecho da bifurcação entre a entrada da Ilha do Governador e a Baixada Fluminense, onde há um problema crônico de engarrafamentos no horário de pico e com a previsão de aumento na demanda de passageiros no Tom Jobim a tendência seria piorar.  

A faixa exclusiva se estende entre a altura da Ponte Oswaldo Cruz, que dá acesso à Linha Amarela, e a bifurcação entre Ilha e Baixada, tendo cerca de 2,2 km de extensão. Nela, há um sistema de monitoramento eletrônico em que o motorista que acessar a faixa exclusiva não poderá retornar para o sentido baixada. Caso contrário, será aplicada uma multa grave no valor de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na habilitação. 

Para o motorista Fernando Pereira, a medida é benéfica não só para os passageiros do aeroporto, mas para a população insulana de forma geral e enxerga que a medida pode melhorar consideravelmente o acesso à região. 

— Vai melhorar muito, principalmente na hora do rush. Entre o fim da tarde e o início da noite, o insulano sofre na Linha Vermelha, porque a maioria dos veículos é no sentido baixada, cujo trânsito só desafoga quando chega perto da entrada da Ilha. Essa faixa vai facilitar muito a gente — afirma. 

Por outro lado, o gerente comercial Robson Carvalho, que todos os dias pega a Linha Vermelha, considera que a medida ainda vai levar algum tempo para ser compreendida e acredita que pode causar confusões, sobretudo neste período de implementação. 

— Sinto que vai ter muita gente que vai ser multada por falta de costume com a nova faixa. Porque muitos motoristas podem se esquecer que estão na faixa exclusiva e vão ser obrigados a ir até o Aeroporto. Muita gente pode se confundir até que se torne um hábito — explica. 

De acordo com a Cet-Rio, o corredor exclusivo está previsto para entrar em funcionamento após a conclusão das obras de sinalização na Linha Vermelha. Fique ligado!